Bispos mexicanos em visita ad Limina recebidos pelo Papa Francisco

Em uma entrevista ao Vatican News, o arcebispo primaz do México, cardeal Carlos Aguiar Retes, abordou a realidade apresentada ao Papa Francisco e os conselhos que receberam. Os principais temas: migrantes, violência e a situação sociopolítica.

Patricia Ynestroza – Vatican News

O Papa Francisco recebeu nesta manhã de sexta-feira (02/06) a Conferência Episcopal Mexicana, especificamente os bispos da região central, entre eles o arcebispo primaz do México, cardeal Carlos Aguiar Retes. Em uma entrevista ao Vatican News, o cardeal disse que, com o Santo Padre, eles falaram sobre a questão dos migrantes, sobre a situação sociopolítica e a violência no país.

Os desafios que o México enfrenta são os mesmos que o mundo enfrenta”, disse ele, “por exemplo, a mudança de época que dificultou a transmissão da fé às novas gerações, a preocupação de poder oferecer a elas a clara vantagem de caminhar em um desenvolvimento que as leve à liberdade e, acima de tudo, à capacidade de interiorização para desenvolver seu potencial e encontrar sua verdadeira vocação”.

O outro ponto é a situação sociopolítica, que está sempre crescendo e aumentando devido à grande desigualdade social e aos problemas estabelecidos há muito tempo, e às vezes, disse ele, não há “harmonia suficiente para que as forças políticas e sociais possam concordar com o bem da sociedade”.

Entrevista cardeal Carlos Aguiar em espanhol

A questão dos migrantes

O cardeal destacou que Francisco entendeu que esse é um problema, pois o México é um país de trânsito para os Estados Unidos e o Canadá. E ele reconheceu os esforços dos bispos com as “Casas del peregrino“, mas agora há o problema de que, quando as caravanas são muito grandes e muito povoadas, elas não conseguem atender às necessidades dos migrantes. É muito difícil ser capaz de encorajá-los, alimentá-los e dar-lhes abrigo. É necessário unir forças, disse ele, para oferecer a possibilidade de uma passagem mais segura até seu destino. Eles tentarão entrar em acordo com os bispos dos EUA e do Canadá para tornar essas pontes de trânsito mais seguras para eles.

Fonte: Vatican News