Bispos do Ceará e do Piauí avaliam encontro com o Papa Francisco

Os bispos dos Regionais Nordeste 1 e Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) concluíram, no último domingo, a visita Ad Limina Apostolorum, uma comitiva do episcopado de determinada região à Cúria Romana. O ápice de cada visita é o encontro com o Papa, ocasião que apresentam ao pontífice aspectos da realidade e podem aproveitar da convivência com o chefe do colégio apostólico.

Para o bispo de Sobral (CE) e presidente do Regional Nordeste 1, dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, o encontro com o Papa foi “surpreendente”:

“Foi uma roda de conversas, foi maravilhoso, nos sentamos literalmente numa roda. O Papa estava em cadeira de rodas, mas nos acolheu muito bem. Depois, pediu que fizéssemos perguntas: ‘Se quiserem criticar o Papa, podem criticar. Se quiserem fazer alguma pergunta, podem fazer’. E assim cada bispo apresentou-se.”

O bispo de Parnaíba (PI) e presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB, dom Juarez Sousa da Silva, avaliou que foi “excelente oportunidade para manifestar a nossa comunhão, nossa fidelidade, o nosso afeto ao Papa, sucessor de Pedro”.

“A Visita Ad Limina foi um momento de encontro, de escuta, diálogo e partilha. A participação nas basílicas maiores foi um momento forte de confirmação da nossa fé e da nossa missão junto à Igreja, momentos muito significativos. O encontro com o Papa Francisco foi, sem dúvidas, um verdadeiro banho de espiritualidade e de aconselhamento pastoral. Destaco a sua orientação para a proximidade com o Clero, com Deus e o povo de Deus”, disse dom Juarez.

Outros bispos também partilharam suas impressões sobre a visita. O bispo da diocese de Floriano (PI), dom Edivalter Andrade, destacou os caminhos que a Igreja precisa seguir, segundo as orientações do Santo Padre:

“Sempre bem humorado, o papa respondeu perguntas sobre diversos temas esclarecendo sobre a nossa responsabilidade em discernir assuntos em nossas dioceses e, com o devido cuidado pastoral, nos motivou a procurar acolher a todos como Jesus que acolhia indistintamente. Saímos desse encontro nos sentindo confirmados na fé e na missão e renovamos nosso compromisso de estar sempre em comunhão com ele (Papa) no esforço de fazer acontecer uma igreja em saída, samaritana, sinodal e comprometida com a evangelização”, contou dom Edivalter.

Reunião entre os bispos do Piauí e Ceará no Colégio Pontifício Brasileiro para ajustes e encaminhamentos da visita.

Para o bispo da diocese de Oeiras (PI), dom Edilson Soares Nobre, a Visita Ad Limina Apostolorum se resume em três palavras: encontro, diálogo e proximidade.

De fato, foi um momento oportuno que nos ajudou a a viver a experiência do encontro no sentido mais profundo da palavra, onde nós, assumindo a nossa responsabilidade de sucessores dos apóstolos, viemos ao encontro do Santo Padre. Foi uma experiência de escuta e de vivência da sinodalidade, de comunhão e de ação missionária.

Com informações e imagens dos Regionais Nordeste 1 e Nordeste 4, Vatican News e Vatican Media