Brasão da Arquidiocese de Fortaleza

Bartolomeu I: com o Papa uma data comum da Páscoa dos católicos e ortodoxos

O Patriarca Ecumênico Ortodoxo fala do objetivo comum com Francisco a ser alcançado 17 séculos depois do Conselho de Niceia em 325: “Quero destacar que tanto do lado ortodoxo quanto do católico há esta boa intenção de finalmente fixar uma data comum para a celebração da Ressurreição de Cristo”

Fausta Speranza – Istambul

O Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I recebeu na quinta-feira (10/11) na sede do Patriarcado em Istambul, um grupo de sacerdotes e jornalistas. O grupo encontra-se na Turquia há alguns dias visitando os lugares santos nos passos de São Paulo, por iniciativa da Opera Romana Pellegrinaggi a fim de relançar a experiência de peregrinação após os fechamentos devido à pandemia. Em seu discurso de boas-vindas, o Patriarca primeiramente dirigiu um pensamento especial ao Papa, seu “irmão” na fé, que ele encontrou há alguns dias no Bahrein, em seguida anunciou que viajaria para Chipre para participar do funeral do Arcebispo Ortodoxo Chrysostomos II, que faleceu após uma longa doença em 7 de novembro. Disse que seria uma viagem particularmente significativa durante a qual, se encontraria com o representante do Papa, o Cardeal Kurt Koch, presidente do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos. 

Ouça e compartilhe!

Uma única data para a Páscoa católica e ortodoxa

O Patriarca Ecumênico falou então sobre o compromisso assumido com o Papa Francisco em vista do aniversário do Concílio de Niceia, convocado pelo Imperador Constantino em 325. Ao ser questionado sobre este compromisso comum afirmou: “O Concílio Ecumênico de Niceia foi muito importante para fixar o conteúdo de nossa fé cristã, mas também para fixar a data da Páscoa, como e quando ela deve ser celebrada. Infelizmente, não a celebramos juntos há muitos anos, há muitos séculos. Portanto, no contexto deste aniversário, o objetivo de nossos esforços compartilhados com o Papa é encontrar uma solução para isto. Talvez agora não seja o momento de dar detalhes, mas quero enfatizar que tanto do lado ortodoxo como do católico há esta boa intenção de finalmente fixar uma data comum para a celebração da Ressurreição de Cristo. Esperemos alcançar um bom resultado desta vez”.

Ao se despedir dos sacerdotes e jornalistas o Patriarca disse: “Desejo-lhes um bom retorno e não esqueçam da Turquia, da Anatólia, onde há tantas memórias do nosso passado cristão, especialmente dos primeiros séculos do cristianismo, dos Concílios Ecumênicos… Estive com a hierarquia católica de nosso país há algumas semanas em Éfeso, onde o Núncio Apostólico em Ancara e os bispos católicos concelebraram a Missa na catedral do Terceiro Concílio Ecumênico, e me pediram para fazer a homilia. Àquela época remonta não só o Concílio de Calcedônia, os lugares dos Concílios Ecumênicos, Constantinopla, mas também o monaquismo, a arte sacra, a teologia, os Padres Capadócios… Temos tantos lugares sagrados que devemos voltar de vez em quando para venerar, para nos inspirarmos, para voltarmos aos séculos passados, para rezarmos e conhecermos melhor o povo turco, que é muito hospitaleiro. Todos os estrangeiros que vêm aqui ficam com esta impressão”.

FONTE: VATICAN NEWS

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais