[Artigos] São Mateus Apóstolo e Evangelista

padre-Brenda200No dia 21 de setembro a Igreja Católica celebra a festa de São Mateus Apóstolo e Evangelista. De origem hebraica, Mateus significa “!dom de Deus”. Nasceu em Cafarnaum (Mt 9,9), filho de Alfeu (Mt 2, 14). O texto bíblico no-lo apresenta como Levi, segundo Marcos e Lucas. Publicano ou colaborador de impostos. É identificado pelo historiador Eusébio como o autor do primeiro evangelho sinótico. Apareceu na lista dos doze Apóstolos, no sétimo lugar em Mc 13, 18; Lc 5, 15. Pelo contrário em Mt 10, 3 e At 1, 13, aparece no oitavo lugar. Um dia em Cafarnaum Jesus pregava na praia e passou diante de Mateus, olhou-o e lhe disse: “Segue-me”. Levi, assim se chamava Mateus antes de sua conversão, levantou-se imediatamente, abandonou o rendoso negócio, mudou de nome e de vida. Segundo fontes legendárias apócrifas, evangelizou várias regiões dos Partos, da Pérsia e da Etiópia, onde depois de obter seus olhos e depois o decapitou.

Como autor do primeiro evangelho dos sinóticos, Mateus redigiu em aramaico, língua falada no meio palestinense, reuniu principalmente as provas de que Cristo era o verdadeiro Messias. Escrevendo para os judeu-cristãos, insiste no messianismo de Cristo e na realização perfeita das profecias do Antigo Testamento. Mateus era um ágil escrivão, profundo conhecedor da Lei de Deus, o Deus vive proclamado por Jesus. O evangelho dele começo pela genealogia humana de Jesus Cristo. A arte deixou uma iconografia muito variada deste apóstolo e evangelista. O primeiro evangelho dos sinóticos mostra seu conhecimento sobre assuntos teológicos e sobre a Sagrada Escritura, e demonstram nele, não só um homem de grande missão evangélica, mas também de profunda cultura da Igreja iniciante. Por tudo isso, somos imensamente gratos e estre grande apóstolo.

(Fones: Dicionário dos Santos, Pedro Santidrian & Maria del Carmem Astruga, Editora Santuário, 2004. E O Santo do Dia, S. Conti, Vozes, 4ª.ed.,1990).

Pe. Brendan Coleman Mc Donald,  Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1