[ARTIGOS] Novo presidente da CNBB

padre-Brenda200Na 53ª Assembleia Geral da CNBB os bispos elegeram Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília (DF), como o novo Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Dom Sérgio nasceu em Dobrada (SP) no dia 17 de outubro de 1959, filho de Rubens da Rocha e Aparecida Veronezi da Rocha. Fez seus estudos de Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos SP. (1980) e de Teologia na Universidade Pontifícia de Campinas (1984). Cursou o Mestrado em Teologia Moral na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, SP (1993) e fez seu doutorado em teologia Moral na Academia Alfonsiana, Roma/Itália (1997). Sua Ordenação Presbiteral ocorreu em Matão, SP (1884) e sua Ordenação Episcopal aconteceu em São Carlos, SP. (2001). Foi Bispo Auxiliar de Fortaleza – CE (2001 a 2007); Arcebispo Coadjutor de Teresina – PI (2007 a 2008),  Arcebispo de Teresina –PI (2008 – 2011) e Arcebispo de Brasília, DF. (2011- até hoje).

Dom Sérgio é portador de um invejável “Curriculum Vitae”. Suas atividades antes do Episcopado incluem: Pároco em Água Vermelha e Coordenador da pastoral da Juventude de São Carlos, SP (1985 a 1986);Diretor Espiritual do Seminário de Filosofia de São Carlos (1985 a 1986); Professor de Filosofia no Seminário Diocesano (1985-1994); Diretor Espiritual da Casa de Teologia, Campinas, SP (1986-1991); Reitor do Seminário de Filosofia de São Carlos (1987-1990); Coordenador da Pastoral Vocacional (1987-1989); Vigário Paroquial da Catedral (1988 – 1989) e da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima(190) São Carlos; Coordenador Diocesano de Pastoral e Reitor da capela S. Judas Tadeu, São Carlos (1991 – 1994); Professor de Teologia Moral na PUC/Campinas; Reitor do Seminário teológico de São Carlos; Membro da equipe de formação de Diáconos Permanentes, do Conselho Presbiteral  e do Colégio de Consultores; Pároco de Santa Eudóxia, São Carlos.

Suas atividades como bispo incluem: Membro da Comissão Episcopal de Doutrina; Membro da Comissão Episcopal do Mutirão de Superação da Miséria e da Fome; Secretário do Regional Nordeste 1; Referencial da Pastoral da Juventude e da pastoral Vocacional do Regional Nordeste 1; Presidente do regional Nordeste 4; Presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do CELAM; Membro do Conselho Permanente da CNBB e da Comissão Episcopal para os Ministério Ordenados e a Vida Consagrada (2007-2011). Temos certeza absoluta que Dom Sérgio com esse invejável conjunto de experiências pastorais será um excelente Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald,  Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1