Articulação e formação marcaram o ano de 2019 da Comissão Sociotransformadora | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Articulação e formação marcaram o ano de 2019 da Comissão Sociotransformadora

Em 2019, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora realizou uma série de atividades formativas e de articulação com as pastorais e organismos que atuam com as pautas mais sociais da Igreja. Além disso, foi um ano em que a Comissão teve uma nova presidência, com a eleição na 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil e com os nomes dos novos bispos referendados na reunião de julho do Conselho Permanente. Veja abaixo os destaques das principais ações da comissão.

MARÇO

Encontro das Coordenações de Organismos e Pastorais Sociais

O desafio de fortalecer o trabalho da pastoral conjunta foi encarado pelos 33 participantes do Encontro das Coordenações de Organismos e Pastorais Sociais que integram o trabalho organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O grupo, formado por representantes de 26 organizações, os bispos, assessor e secretária da comissão, reuniu-se de 11 a 13 de março, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF), para analisar a conjuntura brasileira, com enfoque nas políticas públicas e nos direitos humanos, tendo em vista traçar caminhos para fortalecer a pastoral de conjunto e planejar a ação para 2019.

ABRIL

1º Encontro Nacional de Conselheiros e Conselheiras Nacionais de Políticas Públicas

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “políticas públicas”, inspirou a realização do Encontro Nacional de Conselheiros e Conselheiras Nacionais de Políticas Públicas”, dia 24 de abril, do qual participou um grupo de 22 cristãos que representam a Igreja Católica e seus organismos em conselhos federais de participação social, na sede do Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília (DF). O encontro teve como objetivo “proporcionar espaço para troca de experiência entre conselheiros/as que atuam a partir da motivação da fé cristã em Conselhos Nacionais de Políticas Públicas, conhecendo melhor o contexto social, político e econômico atual, à luz da fé e da Doutrina Social da Igreja, identificando limites, avanços e desafios e projetando mútua cooperação no exercício da representação nos Conselhos”.

MAIO

Eleição da nova presidência da Comissão

Para o quadriênio 2019-2023, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conta com uma nova composição de bispos, tendo o seu presidente sido eleito na 57ª Assembleia Geral dos Bispos, em maio, e os demais referendados na última reunião do Conselho Permanente da entidade, realizada no final de julho de 2019. O nome do assessor para o período também foi nomeado pelo presidente da entidade, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

JUNHO

Dia Mundial do Refugiado

Dia 20 de junho celebrou-se, em todo mundo, o Dia Mundial do Refugiado, de acordo com uma resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a data é uma oportunidade para homenagear a coragem, a resiliência e a força de todas as mulheres, homens e crianças forçadas a deixar suas casas por causa de guerras, conflitos armados e perseguições. Por ocasião da data, o bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio Transformadora, dom José Valdeci Santos Mendes, escreveu artigo sobre o processo migratório no Brasil e o papel da Igreja.

2º Encontro Nacional de Conselheiros e Conselheiras Nacionais de Políticas Públicas

Em junho, o grupo de conselheiros e as representações da CNBB definiram quatro eixos de atuação: a capacitação e a formação de conselheiros; os processos de comunicação e articulação; a questão da descontinuidade desses espaços por iniciativa do Governo Federal (Decreto 9759); e a necessidade de recursos para a manutenção da participação dos conselheiros.

34ª Semana do Migrante

Uma semana de atividades marcou, a partir do dia 16, a realização em todo país da 34ª Semana do Migrante, que se encerrou dia 23 do mês. Como a temática da semana é sempre relacionada ao tema da Campanha da Fraternidade de cada ano, em 2019 o tema da 34ª Semana do Migrante foi “Migração e Políticas Públicas” e o lema “Acolher, proteger, promover, integrar e celebrar. A luta é todo dia”.

Um conjunto de materiais sobre a realidade da migração no Brasil e para dinamizar ações durante a semana (Texto-base, Roda de Conversa e Roteiro de Celebração Ecumênica) foi enviado às Igrejas particulares e para as comunidades onde as organizações que integram o Setor de Mobilidade Humana atuam. Duas datas importantes marcam a semana. No dia 20, comemora-se o Dia Mundial do Refugiado e no dia 25 o Dia do Migrante.

JULHO

4º Encontro Formativo dos Bispos da Comissão

Um grupo de 15 bispos participou de 29 a 30 de julho, do 4º Encontro Formativo dos Bispos da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e referenciais e animadores das pastorais sociais nos regionais, organismos e do Setor de Mobilidade Humana da entidade. O encontro ocorreu no Centro Cultural Missionário em Brasília (DF). O bispo de Marabá (PA), dom Vital Coberlini, aprofundou com os bispos o tema “Ensino Social da Igreja a partir dos Santos Padres”.

Nova composição da Comissão

Para o quadriênio 2019-2023, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conta com uma nova composição de bispos, tendo o seu presidente sido eleito na 57ª Assembleia Geral dos Bispos, em maio, e os demais referendados na última reunião do Conselho Permanente da entidade, realizada no final de julho de 2019. O nome do assessor para o período também foi nomeado pelo presidente da entidade, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Abaixo, eles aparecem na mesma ordem da foto, sendo o presidente o primeiro da esquerda para direita.

Presidente: Dom José Valdeci Santos Mendes, É bispo de Brejo (MA
Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo da diocese de Pesqueira (PE)
Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da Prelazia de Itacoatiara (AM)
Dom José Reginaldo Andrietta, bispo de Jales (SP)
Dom Henrique Aparecido de Lima, bispo de Dourados (MS)
Dom Francisco Cota de Oliveira, bispo auxiliar de Curitiba (PR)

Assessor: Frei Olavio Dotto

AGOSTO

Fórum das Pastorais Sociais
Como fazer com que as Comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) possam traduzir para realidades com que elas trabalham as Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil 2019-2023? Esta foi uma das provocações que o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da entidade, dom Joel Portella fez aos participantes do Fórum das Pastorais Sociais que se reuniram em Brasília (DF) de 30 de julho a 02 de agosto.

SETEMBRO

25ª Edição do Grito dos Excluídos

A 25ª edição do Grito dos Excluídos contabilizou a realização de ações em mais em 200 localidades espalhadas pelo Brasil por ocasião deste 7 de Setembro. Seis cidades registraram atos no dia 6 de setembro, como foi o caso de Manaus no qual cerca de 3 mil pessoas caminharam até a Ponto do Rio Negro, local simbólico para aqueles que defendem a vida dos povos da floresta. Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus, caminhou ao lado de crianças, religiosos, mulheres, migrantes e jovens até a ponte.

VII Encontro Nacional das Pastorais do Setor de Mobilidade Humana

De 12 a 15 de setembro, aconteceu, em Salvador (BA), o VIII Encontro Nacional das Pastorais do Setor de Mobilidade Humana (SMH), coordenado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo do encontro foi refletir o momento sociopolítico e eclesial atual e aprofundar a espiritualidade do caminho e partilhar a caminhada das pastorais do SMH identificando boas notícias, desafios e apontando respostas de acordo com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019 -2023.

3º Encontro Nacional de Conselheiros e Conselheiras Nacionais de Políticas Públicas

Conselheiros e conselheiras de políticas públicas que representam a Igreja no Brasil se reuniram, na segunda-feira, 23 de setembro, em Brasília, para o terceiro encontro nacional. Na pauta, o enfraquecimento da participação da sociedade civil nos conselhos paritários e a preocupação com a eleição de representantes dos Conselhos Tutelares em todo o Brasil.

OUTUBRO

Reunião dos Bispos da Comissão

Os bispos integrantes da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram na terça-feira, 1º de outubro, em Brasília, para avançar em seu planejamento quadrienal. Na pauta, uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos, do papel da comissão e como está sendo o trabalho das pastorais sociais nos regionais da CNBB e a 6ª Semana Social Brasileira (SSB).

NOVEMBRO

Roda de Conversa Dia Mundial dos Pobres

O versículo bíblico “a Esperança dos pobres jamais se frustrará”, do Salmo 9-19, escolhido pelo Papa Francisco como mote do terceiro Dia Mundial dos Pobres foi o fio condutor que motivou a partilha de experiências de cerca de 70 lideranças de diferentes organizações sociais da sociedade e da Igreja em roda de conversa realizada dia, 7 de novembro, pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Cáritas Brasileira e pelas Pastorais Sociais da Igreja no Brasil. Os representantes das organizações foram convidados a falar dos desafios enfrentados na atual conjuntura e sobre as alternativas e principais ações do grupo na superação das desigualdades.

DEZEMBRO

Reunião dos membros da Comissão

Os membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, incluindo todos os bispos que a integram, a Comissão Executiva e o assessor, se encontraram na quarta-feira, 4 de dezembro, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília para avaliar 2019 e consolidar o seu planejamento para o próximo ano.
6ª Semana Social Brasileira

“Mutirão pela Vida – por Terra, Teto e Trabalho” será o tema da 6ª Semana Social Brasileira cujo processo de realização terá início com o lançamento na 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em abril de 2020, e o encerramento, com a etapa nacional, em julho 2022. O objetivo da 6ª semana, aprovada na 57ª Assembleia Geral do episcopado brasileiro, é mobilizar a sociedade tendo em vista o fortalecimento da democracia. Um outro objetivo é também fortalecer a ação das Pastorais Sociais da Igreja na defesa da população e dos grupos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.

Ação em 2020…

O trabalho da Comissão, nos próximos anos, segundo o presidente da Comissão, dom José Valdeci Santos Mendes, bispo de Brejo (MA), será fortalecer e estimular a ação das Pastorais Sociais e organismos da Igreja a se engajar sempre mais frente aos grandes desafios da realidade, o que incluirá fortalecer a presença dos bispos referenciais nos 18 regionais da CNBB. “Queremos sempre mais fortalecer o trabalho da Comissão, da Comissão Executiva e o papel da assessoria e a presença dos leigos e dos bispos que a integram. Isto é muito importante”, disse.

Para o 2020, a Comissão realizará, em março, um seminário para aprofundar o documento nº 105 – Igrejas e Comunidades Quilombolas. Também realizará a formação de conselheiros para maior incidência política. “ São estas as perspectivas que nos animam para continuar na busca de uma sociedade mais justa e fraterna. A gente busca refletir e a partir desta compreensão encontrar caminhos para ser uma presença cristã diante destes desafios”, disse.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Não deixe morrer a profecia

Pernambuco se prepara para receber Congresso Eucarístico Nacional

Tríduo e a Festa de Nossa Senhora de Lourdes

O Papa: a hospitalidade é uma virtude ecumênica que exige disposição para ouvir os outros

Papa acolhe renúncia de dom Carmelo Scampa e nomeia novo bispo para São Luís de Montes Belos (GO)