2 – Dom Joaquim José Vieira (1884 – 1912)

B) Dom Joaquim José Vieiradom-Joquim-José-Vieira

2º Bispo do Ceará

Nasceu em Itapetininga, São Paulo, em 17 de janeiro de 1836.

Indicado para o Bispado do Ceará por Decreto Imperial de 03 de fevereiro de 1883 foi confirmado por Leão XIII aos 09 de agosto. Foi sagrado em 09 de dezembro de 1883 e empossado em 24 de fevereiro de 1884, data em que chegou a Fortaleza.

Apresentou seu pedido de renúncia a 14 de março de 1912 e este foi aceito pela Santa Sé, a 16 de setembro de 1912. Permaneceu no Ceará e só embarcou para São Paulo em 1914. Faleceu, em Campinas, a 08 de julho de 1917.

* Dom Joaquim pôs termo às irregularidades na administração dos patrimônios de São José (Fortaleza) e de São Francisco (Canindé).
* Criou o Externato São Vicente e a Escola Jesus, Maria e José, bem como um colégio de Artes e Ofícios em Canindé.
* Lutou contra os abusos em Juazeiro do Norte, ao tempo Padre Cícero Romão Batista.
* Fundou a União do Clero.
* Convocou o 1º Sínodo Diocesano, reunindo 84 sacerdotes, de 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 1888.

Localizou os Capuchinhos em Canindé e facilitou a vinda dos Beneditinos para Quixadá.