Pe. Edergilson Farias Silva

Ordenação Diaconal: 04/08/2017

Ordenação Presbiteral: 22/12/2017

Provisão:

– Provisão de Administrador Paroquial da Paróquia de São Miguel Arcanjo no Distrito de Itapebuçu – Maranguape – Pe. Edergilson Farias Silva – 07/03/2024.

Histórico:

Sua vocação nasce em sua família. Vindo de uma família tradicionalmente católica desde cedo foi inserido na comunidade nos serviços pastorais. Desse modo, exerceu funções como catequista, articulador de juventude paroquial, serviços na liturgia, animação de círculos Bíblicos entre outros.

Em julho de 2006 deu início a sua caminhada vocacional na Paróquia Nossa Senhora da Conceição- Cascavel – Ce.  Foram seus animadores Vocacionais o Pe. Antônio Augusto Menezes do Vale e as Irmãs da Sagrada Família, a saber irmãs Aucilene, Creuziene e Joaquina.   Em fevereiro de 2007 iniciou os encontros vocacionais no Seminário Propedêutico e já aos 08 de fevereiro de 2008 ingressou no mesmo Seminário para discernir sua vocação ao presbisterato, sendo seus promotores vocacionais o Pe. Fernando Antônio e uma equipe vocacional composta por seminaristas.

Concluiu os estudos filosóficos em 2012 e o curso de teologia em 2016, na Faculdade Católica de Fortaleza. Ao longo de seu processo formativo realizou estágios nas paróquias Paróquia Santo Antônio – Planalto Pici, Paróquia Jesus Maria e José – Antônio Bezerra, Área pastoral nossa Senhora Mãe da Igreja Parque Rio Branco São José- Passaré, Mãe Santíssima- Parque Dois Irmãos, Imaculada Conceição – Messejana e Paróquia Jesus Maria e José – Guaiuba.

Aos 04 de agosto de 2017 foi ordenado diácono e aos 22 de dezembro do mesmo ano presbítero pelas mãos de D. José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Metrolitano de Fortaleza.  No dia 1º de Janeiro de 2018 foi nomeado Vigário Paroquial de Guaiuba, onde ficou até 2021. Em Guaiuba, deu continuidade aos trabalhos de criação da Área Pastoral São Francisco de Assis em Água Verde. Desse modo, de 2020 até 2022 com a divisão da paróquia em dois setores o padre ficou com o setor São Francisco. Motivou a construção da secretaria, salão e casa paroquial da então hoje Área Pastoral São Francisco.

No dia 04 de fevereiro de 2022 iniciou uma nova missão na Paróquia nossa Senhora da Penha- Sucatinga/Beberibe como vigário Paroquial onde continua a exercer seu ministério.

Histórico:

– 29/11/2014 – Ministério de Leitor – Capela do Seminário Arquidiocesano São José – Teologia – Fortaleza – CE;

– 27/11/2015 – Ministério de Acólito – Capela do Seminário Arquidiocesano São José – Teologia – Fortaleza – CE;

– 04/08/2017 – Ordenação Diaconal – Catedral Metropolitana de Fortaleza – CE;

– 06/08/2017 – Uso de Ordem Diaconal na Arquidiocese de Fortaleza;

– 22/12/2017 – Ordenação Presbiteral – Catedral Metropolitana de Fortaleza – CE;

– 30/12/2017 – Uso de Ordem Presbiteral na Arquidiocese de Fortaleza – CE;

– 01/01/2018 a 2021- Vigário Paroquial – Paróquia Jesus Maria e José- Guaiuba- CE;

– 02/01/2022 – Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Penha, Sucatinga, Beberibe – CE;