Arquidiocese de Fortaleza sedia encontro de religiosos formadores da CRB do Nordeste

Na Arquidiocese de Fortaleza, entre os dias 10 a 31 de julho acontecerá a primeira etapa da Escola para formadores da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)/Nordeste. A Escola de Formadores é itinerante com 3 etapas, iniciando esse ano em no Regional CRB – CE, na Casa das Irmãs Cordimarianas, em Caucaia.

Estarão participando 49 formadores das 5 Regionais do Nordeste: Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará. A Escola é organizada pelos coordenadores e assessores das Regionais. Será um tempo de formação com vários assessores, contribuindo para a formação humana, teológica e espiritual.

A arte do evento contem três símbolos bíblicos: o poço, a lâmpada acesa e o pão partido. Os três símbolos estão distribuídos ao longo do caminho. Este significa o percurso vocacional, formativo e de discernimento para a maturidade da Vida Religiosa Consagrada. Somos seres em constante construção, inseridos na mística do peregrinar com Jesus, incorporados ao povo de Deus. Esse percurso passa da experiência do deserto em direção à terra prometida, à fonte de água viva.

Assim a Escola de Formadores se concretiza na construção do caminho, feito em espírito de sinodalidade e no mediático encontro com o mestre Jesus formador. Em Jo 4,1-35 a simbologia do poço marca o encontro com Jesus e a sede de uma espiritualidade profunda, viva e madura.

No encontro com a Luz do mundo podemos abrir os olhos, enxergar os sinais de Deus e criar novas relações de amizade e fraternidade na Vida Consagrada. O encontro com a luz gera autonomia, maturidade e responsabilidade. “Perguntem a ele…falará por si mesmo”. Em Lc 24, 13-35 temos o reconhecimento de Jesus pelo pão partido e partilhado.

Mais informações: (85) 99817-0407, pe. Isaías.

Fonte: CRB – Ceará