Arquidiocese de Fortaleza divulga programação do Simpósio Arquidiocesano de Pastoral 2025

Centro de Eventos do Ceará – Foto: Laércio Peixoto

A Arquidiocese de Fortaleza promove, nos dias 21 e 22 de junho de 2025, no Centro de Eventos do Ceará o Simpósio Arquidiocesano de Pastoral, reunindo padres, diáconos, religiosos(as) e lideranças leigas de todas as regiões episcopais, paróquias e organismos arquidiocesanos.

O evento tem como finalidade aprofundar a caminhada sinodal da Igreja de Fortaleza, avaliar sua realidade pastoral e traçar os encaminhamentos para o Novo Plano de Pastoral, inspirado na missão evangelizadora, na espiritualidade cristocêntrica e nos fundamentos do Sínodo da Sinodalidade.

Serão dois dias de formação, escuta, oração e comunhão eclesial, com a presença do arcebispo metropolitano, Dom Gregório Paixão, OSB, e de convidados que conduzirão conferências e momentos formativos.

Destaques da Programação

Sábado – 21 de junho

  • 7h – Credenciamento
  • 8h – Acolhida
  • 8h20 – Adoração ao Santíssimo Sacramento
  • 9h – Lanche
  • 9h30 – Palavra do Arcebispo Metropolitano, Dom Gregório Paixão, OSB
  • 9h45 – Exibição do Documentário Arquidiocesano
  • 10h1ª Conferência: Realidade Sócio-Histórica da Arquidiocese (Pe. Tiago Geyrdenn Gomes)
  • 10h40 – Animação
  • 10h502ª Conferência: Panorama Arquidiocesano 2025 (Pe. Tiago Alves e Pe. João Paulo Cordeiro)
  • 12h – Almoço
  • 13h – Animação musical
  • 14h – Hora Média
  • 14h153ª Conferência: Espiritualidade Cristocêntrica para uma Pastoral em Saída (Pe. Jânison de Sá)
  • 15h45 – Lanche
  • 16h15 – Animação
  • 16h304ª Conferência: Gestão das Emoções e Relações no Ambiente Eclesial(Dr. Antônio Souza – psicólogo)
  • 17h30 – Oração Final: Ofício da Imaculada Conceição

Domingo – 22 de junho

  • 7h30 – Acolhida
  • 8h – Momento Oracional com o ESPAC
  • 8h305ª Conferência: Fundamentos Sinodais para a Estruturação Pastoral (Pe. Jânison de Sá)
  • 9h15 – Lanche
  • 9h45Conclusões e Perspectivas do Sínodo da Sinodalidade (Pe. Jânison de Sá)
  • 10h30 – Animação
  • 10h406ª Conferência: Encaminhamentos para o Novo Plano Pastoral (Secretariado de Pastoral)
  • 11h10 – Preparação Litúrgica para a Missa
  • 11h30 – Santa Missa
  • 12h30 – Almoço de encerramento

O Simpósio Arquidiocesano de Pastoral 2025 representa um marco importante no caminho da sinodalidade vivido pela Igreja de Fortaleza, que se compromete em ser uma Igreja em saída, profética e atenta aos sinais dos tempos. Toda a comunidade arquidiocesana é chamada a rezar por este momento e a acompanhar com espírito de unidade e corresponsabilidade eclesial.

Faça a sua inscrição aqui.

Mais informações: (85) 3388-8702, Secretariado Arquidiocesano de Pastoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais