Caminhada Penitencial

Tudo sobre a 13ª Caminhada Penitencial

A oração dos católicos coreanos com e pelo Papa

Missa com o Papa em Seul, em 16 de agosto de 2014. Ao fundo, painel com os mártires coreanos. 

Com o objetivo de aprofundar o vínculo entre a Santa Sé e a comunidade católica coreana, a Comissão de Comunicações da Arquidiocese de Seul publicou o calendário das intenções mensais de oração do Papa para 2024, em uma edição em forma visualmente cativante.. O calendário é o resultado da colaboração iniciada em 2017, marcada por um “Memorando de intenção” entre a Arquidiocese de Seul e o Dicastério para a Comunicação da Santa Sé.

Rezar com o Papa, segundo as suas intenções, para estar próximos dele e fazê-lo sentir todo o apoio e comunhão espiritual dos fiéis coreanos: com este objetivo a Igreja na Coreia publicou e divulgou o calendário mensal de intenções da oração do Papa para 2024 em língua e versão artística coreana, realizando-o e divulgando-o “para fortalecer os laços de fé”, também graças ao trabalho da secção coreana do Vatican News, fortemente desejada e apoiada financeiramente pela Igreja na Coreia.

Com o objetivo de aprofundar o vínculo entre a Santa Sé e a comunidade católica coreana, a Comissão de Comunicações da Arquidiocese de Seul publicou o calendário das intenções mensais de oração do Papa para 2024, em uma edição em forma visualmente cativante: não só para dar um testemunho do empenho no campo da comunicação, mas também para fornecer uma adequada representação visual das intenções de oração do Papa, que dizem respeito à Igreja universal.

O calendário é o resultado da colaboração iniciada em 2017, marcada por um “Memorando de intenção” entre a Arquidiocese de Seul e o Dicastério para a Comunicação da Santa Sé. O objetivo da criação da seção coreana no site do Vatican News era claro: difundir as mensagens do Santo Padre a todos os católicos coreanos, na Coreia e no mundo, oferecendo ao mesmo tempo um modelo de evangelização para outras Igrejas locais, especialmente na Ásia.

“A seção coreana do Vatican News representa um passo significativo diante da urgência da evangelização e da comunicação”, afirma o porta-voz da Arquidiocese de Seul, Pe. Matteo Kwang-hee Choi.

O calendário publicado, explica o sacerdote, “é o resultado de uma colaboração sempre baseada na fé comum e no desejo de evangelizar, e visa aprofundar cada vez mais o vínculo entre a Santa Sé e os católicos coreanos”.

É a segunda vez que a Arquidiocese de Seul divulga nas paróquias, associações, escolas o calendário mensal das intenções de oração do Papa em coreano. Em 2023, a primeira experiência do calendário comemorou o 60º aniversário das relações diplomáticas entre a Santa Sé e a Coreia do Sul, um evento também marcado pela recente visita à Coreia do secretário vaticano para as Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher.

O artista e ilustrador coreano Ye-hee Suh, vencedor do “Concurso Jovem Artista Católico 2022”, esteve envolvido na criação da ferramenta de comunicação que acompanhará os fiéis coreanos, mês a mês no próximo ano, a rezar e unirem-se ao coração do Papa Francisco”. Ele participa de uma exposição individual na Galeria 1898 da Arquidiocese de Seul.

“A habilidade criativa de Suh confere ao calendário uma mistura única de espiritualidade e estética, capturando a essência das intenções do Papa de uma forma visualmente cativante”, diz um comunicado da Arquidiocese de Seul.

O artista, por sua vez, confessa que “não foi fácil representar visualmente as intenções de oração do Papa em uma única imagem; agradeço a Deus por ter-me abençoado, por me dar inspiração e tempo para meditar antecipadamente nas orações do ano. Espero que as minhas ilustrações possam ajudar muitas pessoas a rezar com o Papa. Espero que este calendário permita que jovens como eu rezem na sua vida quotidiana, e também que muitas pessoas encontrem conforto em rezar juntos”, também por meio da linguagem universal de arte.

*Agência Fides

Fonte: Vatican News

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais