À margem das “bem aventuranças” Mt 5, 1-12

cebs5Felizardo é você que tem um coração de pobre e não se sente auto-suficiente e nem confia na sua esperteza ou na sorte, porque confia na generosidade de Deus. Pra sermos felizes precisamos de todos. A nova humanidade depende da solidariedade de todos e com todos.

Felizardo é você, hoje, porque é capaz de sentir em sua carne as dores dos feridos da vida, enquanto chora suas próprias aflições. Feliz você que ainda não se deixou contaminar pela cultura da indiferença. A paz interior e toda sua desde já.

Felizardo é você, hoje, porque está aprendendo a apostar no diálogo e na solução pacífica dos conflitos. Que não usa a língua afiada para machucar e ferir e que detesta os fabricantes de armas e os intolerantes defensores do gatilho fácil. Você está colaborando com a construção de uma sociedade de harmonia e paz. E contribuindo para a diminuição da violência.

Felizardo você que tem consciência que a fome e a miséria de milhões que nada têm, não é “porque Deus quer”, mas são fruto da injustiça institucionalizada e de todas as desigualdades econômicas, culturais e sociais.Santo é você quando não se conforma com uma justiça que só sabe punir somente aqueles que sempre foram, desde crianças, as primeiras vítimas da violência e da brutalidade. Feliz você que hoje está disposto a se juntar àqueles que se mobilizam pelo pão para todos, pelo direito e contra a corrupção. Sua vida encontrou um sentido.

Felizardo e santo é você, hoje, quando sabe compreender as fragilidades próprias e alheias. Que não se escandaliza por causa delas e não assume a postura moralista e arrogante dos fariseus hipócritas. Bem aventurado você que sabe perdoar a você mesmo, aos outros e que sabe aceitar também o perdão dos demais. Se o seu coração não é mesquinho mas grande e misericordioso, você está bem próximo do Coração de Jesus.

Felizardo você, hoje, que sabe manter seu coração transparente, sincero e puro, num mundo de aparência e bajulação. Santo é você que não cultiva dentro de si nem subterfúgios nem ambições doentias e estúpidas.. Você que não engana nem manipula seu próximo para tirar proveito.Só assim você será capaz de sentir a presença de Deus dentro de você e o enxergará nos outros.

Felizardo é você, hoje, que mesmo perseguido e caluniado por quem quer que seja, não abre mão dos valores do Evangelho de Jesus. Santo é você que, num mundo de espertinhos e corruptos continua com vergonha na cara, limpo e ético, e não vende a sua alma. Ela já está nas mãos do Senhor.

por Padre Marco Passerini, Comboniano e Coordenador da Pastoral Carcerária do Regional Nordeste I – CNBB

Leia mais em https://www.marcopasserini.blogspot.com.br/