“A Igreja não tem medo da história” reitera cardeal Tolentino, ao comentar a abertura dos arquivos do Pontificado de Pio XII

Cardeal José Tolentino de Mendonça (Foto de Matheus Lino)

O cardeal português explicou que o único critério para a admissão dos estudiosos qualificados aos arquivos são “requisitos científicos”, “porque no fundo são materiais que têm uma competência científica”.

Jackson Erpen – Cidade do Vaticano

“A Igreja não tem medo da história, mas considera a avaliação dos estudiosos com a certeza de que seja compreendida a natureza de sua ação”, afirmou o cardeal José Tolentino de Mendonça, ao anunciar no final da manhã desta quinta-feira, 20, na Sala de Imprensa da Santa Sé, a abertura dos Arquivos Apostólicos sobre o Pontificado de Pio XII, a partir de 2 de março.

Ao lado de Dom Tolentino, Arquivista e Bibliotecário da Santa Romana Igreja, também Dom Sergio Pagano, Prefeito do Arquivo Apostólico Vaticano e o professor Poaolo Vian, vice-Prefeito do Arquivo Apostólico Vaticano.

O gesto era esperado há muito pelos estudiosos.  Devido à grande quantidade de documentos, foi necessário um lento e delicado trabalho, que envolveu, entre outros, a ordenação dos documentos por ordem cronológica, a conferência da correspondência dos documentos com os fatos, a reordenação, numeração e inventário de todo o material.

O purpurado português destacou, neste sentido, a importância e a abertura da Igreja ao compartilhar com estudiosos de todo o mundo as informações concernentes ao Pontificado de Pio XII: “Ao colocar à disposição dos estudiosos este “corpus” de documentos, a Igreja segue uma linha de secular compartilhamento com os estudiosos, sem exclusões ideológicas, de fé ou nacionalidade. Todos são bem-vindos”:

Ouça o cardeal José Tolentino

É uma tradição da Igreja, uma tradição secular a partilha dos documentos administrativos, históricos, da sua vida interna com os estudiosos de todo mundo, exatamente para que é verdade sobre a história e a compreensão profunda da história possa acontecer. O Papa Francisco quando nos recebeu como Arquivo Apostólico o ano passado, sublinhou esse aspecto que a Igreja não tem medo da história, pelo contrário, a história é uma aliada da Igreja, porque o cristianismo acontece no interior da história, com a sua dramaticidade, as suas interrogações, mas também as suas oportunidades.

O que poderá ser consultado e quem poderá consultar?

O que poderá ser consultado são os arquivos dessas principais instituições da Santa Sé…a começar pelo Arquivo Central, o Arquivo Apostólico Vaticano, e a ela terão acesso, sem qualquer restrição de religião, de proveniência, de ideologia, isto é, de uma total abertura, os estudiosos qualificados, porque no fundo são materiais que uma competência científica, um saber para poderem ler aqueles documentos e enquadrá-los devidamente. Mas os requisitos científicos são, digamos, o único critério para a admissão dos estudiosos de todo mundo para consultar os nossos arquivos.

Não é somente ao Arquivo Central que os estudiosos terão acesso. Também serão abertos a partir do dia 2 de março os arquivos de outros órgãos que preservam registros históricos importantes, como da I e II Seção da Secretaria de Estado, da Congregação da Doutrina da Fé, da Congregação da Evangelização dos Povos – Propaganda Fide, da Congregação das Igrejas Orientais, da Penitenciaria Apostólica e da Fábrica de São Pedro.

Documentos comprovarão esforço de Pio XII em salvar os judeus durante a Shoah

Segundo explicou ao Vatican News o Prefeito do Arquivo Apostólico Vaticano, Dom Sergio Pagano, os estudiosos poderão consultar os documentos via “intranet”, ou seja, via web nas salas do Arquivo Apostólico Vaticano. A espera de 14-15 anos para a abertura dos mesmos é compreensível, “pois o Pontificado do Papa Pacelli foi importantíssimo e crucial. Coloca-se em um momento da história infelizmente devastado e ensanguentado pela II Guerra Mundial, e também por tudo o que aconteceu logo após o final do conflito”, observa.