“A Igreja deve responder ao desafio da nova evangelização através da aproximação”, aponta dom Alberto Taveira Corrêa

dom_taveiraDom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém do Pará, apresentou os resultados parciais das reflexões do tema central da 51ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, que após aprovação será publicado em forma de estudo. Em sua fala, o arcebispo destacou o fato de o texto base ter recuperado indicativos e caminhos do Documento de Aparecida (DA), o que tem despertado a atenção dos bispos sobre a importância de levar, adiante, as propostas do tema “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Ele lembrou, ainda, os primeiros pronunciamentos do Papa Francisco que insiste em dizer que o rumo a ser tomado pela Igreja na América Latina deve ser amparado pelas perspectivas apontadas pelo Documento, resultado da V Conferência Geral dos Bispos, em 2007, onde trouxe indicativos para motivar a conversão pastoral e a formação de comunidades mais próximas, que constituem a paróquia.

“O tema central encaminha para uma atenção mais próxima aos núcleos de convivência das pessoas, para o surgimento de novas comunidades. Por isso, a Igreja deve responder ao desafio da nova evangelização através da aproximação. É nosso sonho que cada paróquia seja comunidade de comunidades”, apontou dom Alberto Taveira.

Durante a coletiva de imprensa, da quinta-feira, 18 de abril, o arcebispo explicou aos jornalistas que as pequenas comunidades “são formas agregativas de vivência do evangelho e nova evangelização”. De acordo com dom Alberto, as novas comunidades presentes no Brasil já passam de 500 e, grande parte está a serviço das paróquias e de suas dioceses. Portanto, o arcebispo acredita que se faz necessário cada vez mais o acolhimento desses novos grupos, comunidades e movimentos na vida e missão da Igreja.

Fonte: CNBB