Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

Objetivo: Acompanhar a formação, o cuidado e a missão dos presbíteros, diáconos e consagrados, fortalecendo a espiritualidade do serviço e da comunhão.

OfícioNome
Assistente EclesiásticoPe. Jocenilton Brito Veras dos Reis
Primeiro Secretário 
Segundo Secretário 
Organismo 
Pastoral Presbiteral 
Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)Frei Tailer Douglas Ferreira, OSA
Serviço de Animação VocacionalPe. Francisco Deusimar Andrade Albuquerque
Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB)Pe. Otaviano Silva Pimenta
Seminário Filosofia | TeologiaPe. Rodrigo Almeida de Castro
Seminário PropedêuticoPe. Fernando Antonio Carvalho Costa
Ordem das Virgens (Ordo Virginum)Pe. Francisco Evaristo Marcos
Madre Bernadette, OCD
Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB)Pe. Carlos Daniel Nascimento Pereira
Elianice Lima do Nascimento

AÇÕES DA COMISSÃO

ESSENCIAIS
FormaçãoPromover encontros permanentes de formação humana, espiritual, pastoral e teológica para padres, diáconos e consagrados(as), com enfoque na espiritualidade da comunhão, na missão evangelizadora, na corresponsabilidade pastoral e comunitária.
ArticulaçãoFortalecer a articulação entre o Clero, os Diáconos Permanentes, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Conferência nacional dos Institutos seculares do Brasil e as virgens consagradas, promovendo integração e comunhão pastoral.
SubsídioElaborar e divulgar subsídios formativos e espirituais para o acompanhamento do clero e da vida consagrada, com temáticas como: fraternidade presbiteral, espiritualidade missionária, ética ministerial, cuidado emocional e pastoral da comunhão.
EventoRealizar anualmente o Encontro Arquidiocesano dos Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada, fortalecendo a comunhão entre dioceses, congregações e serviços pastorais.
Celebrar com destaque o Dia Mundial de Oração pelas Vocações e a Semana da Vida Consagrada, promovendo atividades formativas e momentos de oração nas paróquias e comunidades.
COMPLEMENTARES
FormaçãoIncentivar a integração dos seminários, casas de formação, institutos religiosos, institutos seculares e pastoral rural em espaços de partilha e estudo comum sobre missão, cultura e pastoral urbana.
ArticulaçãoEstimular a presença da Comissão nas Regiões Episcopais e Conselhos Pastorais, contribuindo com formação e animação vocacional.
SubsídioDisponibilizar roteiros de encontros e reflexões para comunidades religiosas e grupos de apoio ao ministério ordenado, em sintonia com as indicações da CNBB, os tempos litúrgicos e lugares sagrados.
EventoCelebrar com destaque o Dia Mundial de Oração pelas Vocações e a Semana da Vida Consagrada, promovendo atividades formativas e momentos de oração nas paróquias e comunidades.
DESEJÁVEIS
FormaçãoIncentivar a participação em retiros anuais e jornadas de espiritualidade que favoreçam a renovação vocacional e o cuidado integral dos ministros ordenados e consagrados.
ArticulaçãoManter diálogo permanente com o Seminário Arquidiocesano, casas de formação e institutos religiosos, fortalecendo a unidade de visão pastoral e missionária, e participar das iniciativas do Regional Nordeste I e da CNBB voltadas à formação do clero e da vida consagrada, promovendo a partilha de experiências e boas práticas.
SubsídioIncentivar a divulgação de testemunhos vocacionais nas mídias arquidiocesanas, promovendo uma cultura vocacional de esperança e doação. Produzindo materiais vocacionais e missionários que reforcem a beleza da vida consagrada e do ministério ordenado como serviço.
EventoRealizar anualmente o Encontro Arquidiocesano dos Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada, fortalecendo a comunhão entre dioceses, congregações e serviços pastorais, e incentivando a participação ativa das congregações religiosas nas iniciativas arquidiocesanas de evangelização, missão popular e serviço aos mais pobres.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais