38° Semana do Migrante reflete sobre “Migração e Soberania Alimentar”

Acontecerá de 18 a 25 de junho de 2023 a 38ª Semana do Migrante, que neste ano, em consonância com a Campanha da Fraternidade, teremos como tema: “Migração e Soberania Alimentar” e lema: “Pátria é a Terra que lhe dá o pão. (São João Batista Scalabrini). A Semana do Migrante é organizada pelo Serviço Pastoral dos Migrantes e acontece todos os anos no Brasil.

Nesta semana, queremos fomentar a reflexão e o diálogo sobre o esperançar da superação da fome, buscando identificar as causas e, assumindo nosso papel e missão, caminharmos atentos e comprometidos, inspirando nossa prática na metodologia de Jesus, o bom Pastor: “Dai-lhe vós mesmo de comer”. (Mc 6,37)

O Papa Francisco na Pré-Cúpula sobre sistemas alimentares da Organização das Nações Unidas no dia 21 de julho de 2021 disse: “Produzimos comida suficiente para todas as pessoas, mas muitas ficam sem o pão de cada dia. Isso ‘constitui um verdadeiro escândalo’, um crime que viola direitos humanos básicos. Portanto, é um dever de todos extirpar esta injustiça através de ações concretas e boas práticas, e através de políticas locais e internacionais ousadas.”

Na Arquidiocese de Fortaleza estão sendo organizadas ações com objetivo de aproximar e sensibilizar as pessoas a contribuir na inclusão dos migrantes e refugiados: rodas de conversa, visita a empresas, celebrações, seminário de mobilidade humana, feira de migrantes e campanhas de alimentos.

Convidamos sua comunidade, paróquia, movimento, para participar deste momento. Temos materiais disponíveis que irão ajudar na reflexão: texto base, roda de conversa, celebração e cartaz. As doações podem ser entregues no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja” situado a Rua Rodrigues Júnior, 300, Centro. Mais informações com Irmã Idalina pelo fone: (85) 99950-5306.

Fonte: Pastoral dos Migrantes Fortaleza

Baixe os arquivos: