37ª Semana do Migrante é realizada com diversas atividades em Fortaleza

A realização da 37ª Semana do migrante, de 12 a 19 de junho, com o tema: “Migração e Saberes – Escuta com Sabedoria e fala com a Prática”,  foi a oportunidade de dar visibilidade aos saberes dos migrantes e positivar a migração e celebrar com eles as conquistas.

O Evento Cultural dos migrantes, no dia 20, teve a participação da Orquestra de Barro, Vozes da África, Irmãos Diaz da Venezuela, o Cordelista Paulo de Tarso, Eliane Brasileiro, Macaio Upecor poeta e cantor e Associação dos Migrantes.

A Feira de Saberes e Fazeres com comidas típicas, tecidos, artesanato mostrou o potencial dos migrantes. As crianças coloriram o evento com seus desenhos e brincadeiras. O momento aconteceu na Universidade Estadual do Ceará (UECE),  que fez na ocasião o lançamento do Programa Vidas Cruzadas onde estará inserindo os migrantes e refugiados em várias ações.

Outras atividades foram feitas, como: roda de conversa, oficinas com a história de migração, celebrações e campanha de doação para a casa de acolhimento Maria Mãe dos Migrantes. As atividades proporcionaram a promoção e integração dos migrantes e fortaleceram o sonho de uma sociedade com mais respeito e acolhida a diversidade cultural. Somos todos irmãos e irmãs.

Confira a galeria de fotos:

Fotos: Pastoral dos Migrantes/Arquidiocese de Fortaleza

Texto: Ir. Idalina Pellegrini, Missionária Scalabriniana