10ª Assembleia dos Organismos do Povo de Deus organiza encontro de formação para delegados

A 10ª Assembleia dos Organismos do Povo de Deus, iniciativa que será realizada de 14 a 16 de outubro, em Brasília (DF), organiza um encontro de formação para os delegados dos organismos na próxima sexta-feira, 7 de outubro, às 20h, de forma on-line. A formação vai ser assessorada pelo professor Laudelino Azevedo, assessor da Comissão para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Todos os inscritos irão receber um link para participar da formação por meio de seus e-mails cadastrados.

Segundo o Marcio Jose de Oliveira, secretário-geral do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), a formação visa situar todos os participantes do processo histórico que são as Assembleias dos Organismos do Povo de Deus. “O foco é saber de onde veio, como nasceu, o que significa esse espaço e a oportunidade que ele apresenta para todos os organismos, principalmente como expressão para todos os organismos do Brasil”, explicou.

O outro objetivo, conforme Marcio, é situar a 10º Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus dentro de uma resposta ao projeto do pontificado do Papa Francisco. “Ela se enquadra dentro do processo da primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe e também dentro do movimento do Sínodo sobre a sinodalidade”, diz.

“Queremos que a 10º Assembleia se reconheça desse processo, pois é sem dúvida a maior expressão sinodal da Igreja no Brasil, porque reúne os sujeitos eclesiais dos seis organismos de comunhão, então ela tem esse caráter sinodal e dentro desse processo da sinodalidade ela se destaca como esse espaço de comunhão e missão, tanto que o lema da Assembleia comunica muito com o Sínodo sobre a sinodalidade”, disse.

A 10ª Assembleia dos Organismos do Povo de Deus

A realização da 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus da Igreja no Brasil (ANOPD) acontecerá de 14 a 16 de outubro, na Casa de Encontros Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF).

São organismos do Povo de Deus da Igreja no Brasil: o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Nacional de Presbíteros-CNP, a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNIS) e a Comissão Nacional de Diáconos (CND).

Em carta-convite, os presidentes dos organismos expressam o desejo de que “esta 10ª Assembleia Nacional se converta num rico testemunho de sinodalidade entre os diversos sujeitos eclesiais e se constitua como espaço privilegiado de troca de experiências, expressando assim a unidade e comunhão da Igreja no Brasil”.

A presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Sônia Oliveira, acredita que esta assembleia fortalecerá a comunhão e a missão da Igreja no Brasil como aponta o próprio tema desta assembleia, buscando alternativas e saídas para o caminhar eclesial no país.

“Creio que fortalecerá o testemunho de manter e preservar a unidade que o Espirito Santo nos inspira enquanto Igreja e vai fortalecer mais ainda este processo de sinodalidade, de caminhar juntos, como tanto tem pedido o Papa Francisco para todos nós para a Igreja do Terceiro Milênio”, disse.

Representação dos organismos na 10ª Assembleia

Sob a inspiração do tema “Comunhão e Missão: caminho para a igreja no Brasil ” e do lema bíblico: “Preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Cf. Ef 4,3), o evento reunirá cerca de 200 delegados e delegadas dos organismos do povo de Deus na Igreja no Brasil, distribuídos como segue:

• Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: 15 vagas
  • Conferência dos Religiosos do Brasil: 27 vagas
  • Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil: 17 vagas
  • Comissão Nacional dos Diáconos: 19 vagas
  • Comissão Nacional dos Presbíteros: 19 vagas
  • Conselho Nacional do Laicato do Brasil: 100 vagas

Segundo o comunicado enviado aos presidentes dos organismos, o encontro será realizado a partir da observação dos cuidados sanitários tendo em vista a não proliferação da Covid-19.

“Desta forma, reafirmando nosso compromisso com a vida, seguiremos os seguintes protocolos durante a 10° Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus: será obrigatório o uso de máscara nos ambientes fechados; recomendamos fortemente que os Organismos enviem para a 10° ANOPD quem estiver com o esquema vacinal para a Covid-19 completo, de acordo com a idade; frente a qualquer sintoma respiratório, recomendamos a realização teste”.

Identidade visual

A identidade visual da 10ª ANOPD foi desenvolvida pelo irmão Marista, Luiz Carlos Lima, que reside na cidade de Belo Horizonte e faz parte da coordenação do SAV da Regional Minas Gerais.

Baixe (aqui) o cartaz da Assembleia.

Fonte: CNBB