Regional Nordeste 1 celebra Dia Nacional da Pastoral do Menor

Pamen Regional Nordeste 1

Dia 27 de agosto: Pastoral do Menor celebra dia nacional

O Dia Nacional da Pastoral do Menor (Pamen) será celebrado no próximo dia 27 de agosto.  A data marca o aniversário de morte do fundador da Pamen Dom Luciano Mendes de Almeida, que muito fez pela defesa e garantia de direitos de várias crianças e adolescentes.

Em fortaleza estão programadas várias atividades em alusão ao dia, como celebrações de Missas, panfletagens, apresentações artísticas e culturais, palestras em escolas parceiras, dentre outras atividades.

Segue programação das dioceses:

DIA_NACIONAL_PAMEN_2016

ITAPIPOCA

• 11 a 22/08: Confecção de blusas.
  • 15 a 26/08: Palestras nas escolas.
  • 21 a 26/08: Coleta de alimentos.
  • 26/08: Tenda com exposições de atividades da Pamen, música, jogos, biblioteca do Direito da Criança (livros, documentos que abordem os direitos), Banner, momento de construção pelas CriAds.
  • 01 a 27/08: Divulgação (folders, cartaz, Fan page…).
  • 27/08: Celebração.

• 21 a 26: Tríduo nos núcleos de base.
  • 27: às 9h haverá celebração da palavra em conjunto na Praça do Passeio Público (Centro).

Iguatu

• 22: Visita às familias das crianças que são atendidas pela pastoral.
  • 23: Momento de contação de história retomando a vivência da Pastoral na comunidade e a vida do fundador da Pastoral do Menor (Dom Luciano Mendes).
  • 25: Roda de conversa com as famílias sobre o Papel da Pastoral na Comunidade.
  • 26: Oficina de Danças e Coral.
  • 27: Celebração da vida com particiapação dos familiares das crianças, parceiros e ex-agente da Pamen.

CRATO

Cada grupo trabalhará uma ação em prol da data.

Sobre a Pamen

A Pastoral do Menor surgiu na década de 70 em São Paulo com a Freira Maria do Rosário e Ruth Pistore e com apoio de Dom Luciano, onde iniciaram as primeiras atividades no acompanhamento aos adolescentes vítimas de diversas violências.

A Pamen ganhou força com a Campanha da Fraternidade em 1987 com o tema “Quem acolhe um menor a mim acolhe”, desde então a Pamen se espalhou pelo restante do país intensificando ações no resgate, valorização, defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Dom Luciano Mendes

Nasceu na cidade do Rio de janeiro no dia 05 de outubro de 1930 e ordenou-se padre em Roma aos 28 anos.

Foi o primeiro jesuíta nomeado bispo na Arquidiocese de São Paulo trabalhando ao lado de Dom Paulo Evaristo Arns onde organizou centenas de abrigos para menores abandonados. Desde então, nascia a Pastoral do Menor.

Morreu no dia 27 de agosto de 2006 aos 75 anos por falência múltipla de órgãos consequência de um câncer no fígado.

“Acendam uma luz na vida de uma criança que ela será a luz de sua vida”

(Dom Luciano)

Viva Dom Luciano, profeta e santo!
Viva o dia Nacional da Pastoral do Menor!

Contatos: (85) 3045 4877 / (85) 9. 8658 6926 / (85) 9. 9803 2287 na PAMEN Regional NE1.

Por Jeane Freitas – Assessoria de Comunicação – PAMEN Regional NE1