Papa erige a Diocese de Araguaína (TO) e nomeia Dom Giovane de Melo como primeiro bispo - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Papa erige a Diocese de Araguaína (TO) e nomeia Dom Giovane de Melo como primeiro bispo

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, nesta terça-feira, 31 de janeiro, a instituição de uma nova diocese no Regional Norte 3, que compreende o Tocantins, o Sudeste do Pará e o Nordeste de Mato Grosso. O Papa Francisco erigiu a nova diocese de Araguaína, no Tocantins, e nomeou seu primeiro bispo: dom Giovane Pereira de Melo, que é o atual bispo de Tocantinópolis e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).  

A diocese de Araguaína estará localizada no Norte do Tocantins, com território desmembrado das dioceses de Tocantinópolis e Miracema do Tocantins. E será a 279ª circunscrição eclesiástica do Brasil e a 220ª diocese.  

Bispo diocesano 

Natural Salinas (MG), dom Giovane nasceu em 16 de janeiro de 1959. Estudou Filosofia na Faculdade Católica de Mato Grosso e Teologia no Instituto Teológico, em Campo Grande (MS). É especialista em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso e Mestre em Teologia Pastoral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo (SP). 

Ordenado presbítero em 24 de março de 1990, na diocese de Rondonópolis (MT), foi vigário, coordenador diocesano de Pastoral e represente dos Presbíteros do regional Oeste 2 da CNBB junto à Comissão Nacional de Presbíteros (1993-1997). Também atuou como reitor do Seminário Maior Jesus Bom Pastor da diocese de Rondonópolis, em Várzea Grande (MT); presidiu a OSIB regional e coordenou o Serviço de Animação Vocacional (SAV) do regional Oeste 2 da CNBB (1999). Foi professor do Studium Eclesiástico Dom Aquino Correa (Sedac). 

Em 2006, deixou a reitoria do seminário maior em Várzea Grande e assumiu a função de pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rondonópolis, desempenhando também a coordenação diocesana de pastoral e a assessoria a diversas pastorais, movimentos e serviços.  

No dia 4 de março de 2009, foi nomeado pelo papa Bento XVI, bispo da diocese de Tocantinópolis (TO). Foi ordenado para o episcopado pela imposição das mãos de dom Juventino Kestering, no dia 8 de maio daquele ano, com o lema: “Cuidarei do rebanho de Deus a mim confiado” (Ez 34,11). 

Dom Giovane foi bispo referencial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), no Regional Norte 3 da CNBB, e membro da Comissão Episcopal para o Laicato, entre 2015 e 2019, sendo o responsável pelo acompanhamento do Setor CEBs em âmbito nacional. 

Em 7 de maio de 2019, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, dom Giovane foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB.  

Saudação a dom Giovane Pereira de Melo 

Estimado irmão, dom Giovane Pereira de Melo,
Recebemos com alegria e esperança a decisão do Papa Francisco em erigir uma nova diocese no Estado do Tocantins, aprimorando a presença da Igreja no Regional Norte 3. Também manifestamos nossa proximidade ao senhor nesta nova missão assumida em favor do anúncio sempre mais fecundo do Evangelho.  

Recordamos uma reflexão do Papa Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium sobre as Igrejas Particulares. No texto, o Santo Padre diz que cada porção da Igreja Católica sob a guia do seu Bispo “é a Igreja encarnada num espaço concreto, dotada de todos os meios de salvação dados por Cristo, mas com um rosto local”.  

E o Papa continua: “A sua alegria de comunicar Jesus Cristo exprime-se tanto na sua preocupação por anunciá-Lo noutros lugares mais necessitados, como numa constante saída para as periferias do seu território ou para os novos âmbitos socioculturais”. 

Nessa perspectiva, de seguir como Igreja em saída, desejamos um profícuo ministério na diocese de Araguaína, sob a intercessão de Maria, Mãe da Igreja.  

Em Cristo,  

 Dom Walmor Oliveira de Azevedo 
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB 

Dom Jaime Spengler 
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB 

Dom Mário Antônio da Silva 
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB 

Dom Joel Portella Amado 
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB 

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Secretário-geral da CNBB convida catequistas a participarem de evento que celebra os 40 anos do “Catequese Renovada”

Catequese de Quaresma: “A Paz como presente”

Cruz Admirável da Igreja de Santo Afonso

Signis Brasil divulga dados parciais do censo das rádios e motiva a trabalho conjunto

ESPAC realiza lançamento de obra catequética coordenada por Dom Francisco Javier