Palavras de dom José Antonio

Para encaminhar melhor o plano de evangelização, a discussão dos grupos, dom José Antonio citou pontos da Conferência de Aparecida sobre a Ação Evangelizado de acordo com o papa Francisco. “Tem tudo a ver com o nosso plano pastoral. Não é nosso interesse um esquema burocrático. É todo um espírito novo que deve responder aos sinais do tempo atual”.
Dom José lembrou que o papa Francisco falou das urgências como uma renovação eclesial inadiável. Uma maneira nova de evangelização, como um canal proporcional ao mundo que vivemos atualmente. “Fazer com que todas as pastorais sejam mais missionárias, pastorais em constante saída”. O arcebispo disse que a primeira atitude e fundamental é a missão, para chegar a todos. Não só os católicos, para todos. “Uma grande missão”.
Dom José lembrou, cintando Francisco, que ninguém pode ficar de fora. Todos devem trabalhar juntos . Cada um colaborando, segundo o seu dom, em benefício de todos. E ainda, segundo Francisco, a Igreja deve estar em constante saída para as periferias e por todos os ambientes cuturais..
Os bispos devem favorecer sempre a comunhão missionária, na sua igreja diocesana com a sua simplicidade e misericórdia, na sua missão de promover uma comunhão dinâmica e missionária, aberta ao diálogo.
Francisco, lembra dom José, convida a todos a serem ousados e criativos nessa tarefa evangelizadora. A repensar os métodos evangelizadores, os objetivos, as estruturas, as ações. “O importante é não caminhar sozinho. Ter sempre em conta os irmãos. Tudo com o discernimento sábio, pastoral e realista dos bispos. Porque não é para ficar ninguém para trás. Os bispos, os párocos, o agente de pastoral o responsável por um grupo se for para a frente não acompanha aquele que tem mais dificuldade e fica atrás. “Vamos viver o amor em que todos possam chegar juntos”.
Por Rita Célia Faheina
Fotos Thiago Ribeiro – Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza