FCF faz o lançamento do livro “O DOM DA LEITURA HELDER CAMARA e suas bibliotecas” - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

FCF faz o lançamento do livro “O DOM DA LEITURA HELDER CAMARA e suas bibliotecas”

A Faculdade Católica de Fortaleza – FCF convida a comunidade em geral para o lançamento do livro “O DOM DA LEITURA HELDER CAMARA e suas bibliotecas”, recém lançado pela Paulinas Livraria. A autora é Lucy Pina Neta*, uma exímia historiadora e conhecedora das fontes literárias de Dom Helder. Ela convida o leitor a passear por entre as estantes deste que foi um dos grandes prelados do Brasil. Não se trata apenas de conhecer as fontes de informações, mas conhecer a pessoa, a personalidade e os traços proféticos do Bispo Helder Camara.

                                                   Resumo do Livro:

Os que conheceram ou têm a memória viva de Dom Helder Camara lembram-se de sua figura contagiante: um paradoxo humano revelado na estatura franzina e na exuberância discursiva, O pequeno homem tornava-se um gigante quando abria a boca para falar. Imagem coerente dos profetas que só têm a mostrar convicção e sabedoria, coragem e persuasão.

A biografia de Helder Pessoa Camara narra um percurso humano digno dos heróis e dos santos. É impossível não se encantar com seu trajeto pessoal, que vai mostrando como simplicidade e grandeza podem ser pares perfeitos na construção dos grandes homens.

Helder soube cuidar do dom da vida, do dom da razão e do dom da fé na construção de si mesmo nos mundos em que foi habitando e nas missões que foi assumindo. Os que conheceram o Bispo dos Pobres, o poeta e orador profético, não supõem qual terá sido seu trajeto intelectual.

A paixão pela justiça, a liderança pelo episcopado, a resistência às tiranias e a mística profunda beberam diariamente das fontes da fé e da razão. O presente estudo penetra em uma dessas fontes: as leituras de Dom Helder. O estudo é original e contribui com o conhecimento do labor que fez o grande bispo do Brasil e do mundo.

*Mais sobre Lucy Pina Neta

É doutoranda no Programa de Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Mestra em Ciências da Religião (2013) e licenciada em História (2012), pela mesma Instituição. Desde 2017 trabalha no Centro de Documentação (CeDoHC), do Instituto Dom Helder Camara, do Recife (IDeC). Em 2010 tornou-se a historiadora responsável pelo Centro de Documentação e pela casa Museu Helder Camara.

Informações:

Local: Faculdade Católica de Fortaleza – FCF                                 
Auditório Central Aloísio Cardeal Lorscheider
Rua Tenente Benévolo, 201 – Centro – Fortaleza.
DATA: 8 de novembro (Quinta-feira) / das 7h30 às 9h (Manhã) e às 19h (Noite)
Editoras: Paulinas e Sal e Luz
Apoio: GRUPO DOM HELDER

 Paulinas Livraria estará no local de lançamento com os livros, valor: R$ 25,00 (Informações: 85 3226-7544)

Entrada Gratuita! 

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Papa pede orações pela Igreja, para abraçar o diálogo e a escuta através do Sínodo

Superiora geral das religiosas Scalabrinianas visita Fortaleza

POM e Rádio Aparecida lançam podcast da Novena Missionária 2023

Diocese de Crateús celebra 60 anos de criação, nesta quinta, 28

Cinco religiosas representarão a UISG na Primeira Sessão do Sínodo