Pastorais

Diversas pastorais possuem coordenação ou articulação arquidiocesana, mas a metodologia é que essas coordenações arquidiocesanas se façam sempre a partir das Regiões Episcopais. Possuem coordenação arquidiocesana: Campanhas, Conselho de Leigos, Conselho Missionário Arquidiocesano, Pastoral do Dízimo, de Catequese, de Comunicação, Familiar, Vocacional, Litúrgica, do Setor Juventude, das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs e Grito dos Excluídos.

Os organismos de ação social, as pastorais sociais e as comunidades eclesiais de base têm uma equipe de articulação arquidiocesana, escolhida em assembléia a cada dois anos.

A articulação das Pastorais Sociais, CEBs e Organismos envolve:

Pastoral Afro, Pastoral Carcerária, Pastoral da Aids, Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude, Pastoral da Mulher Marginalizada, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Terra (CPT), Pastoral da Saúde, Pastoral da Sobriedade, Pastoral do Menor, Pastoral do Migrante, Pastoral do Povo da Rua, Pastoral dos Pescadores, Pastoral dos Surdos, Pastoral Operária, Caritas Arquidiocesana, Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Centro de Formação Terra do Sol, Grito dos Excluídos e a coordenação arquidiocesana das CEBs.