YOUCAT

O Catecismo Jovem da Igreja Católica é chamado YouCat (uma abreviação de Youth Catechism). O YOUCAT tem a mesma proposta do Catecismo da Igreja Católica sendo a linguagem e o projeto gráfico seu maior diferencial. O Catecismo da Igreja Católica é um livro com mais de 800 páginas enquanto o Youcat tem 300 páginas. A primeira edição do Youcat em português foi lançada em Portugal no dia 13 de abril de 2011, e na Jornada Mundial da Juventude em Madri, em 2011, todos os peregrinos ganharam o seu Youcat. O Catecismo Jovem é uma tradição fiel do Catecismo da Igreja Católica incorporada a uma linguagem juvenil e atraente. O Santo Padre Bento XVl salientou a importância de conhecer profundamente o Catecismo da Igreja Católica. Na Carta Apostólica “Porta Fidei”, com que o Papa proclama o Ano de Fé, há muitas referências ao Catecismo da Igreja Católica como instrumento fundamental para viver o Ano de Fé. Portanto, não causa surpresa o fato que o Papa Bento XVl escreveu um belíssimo Prefácio no Youcat com mais de quatro páginas. Há também um excelente posfácio escrito por D. Eduardo Pinheiro da Silva, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude na CNBB e Secretário Geral da Comissão Especial da CNBB para a JMJ 2013.

O Youcat é organizado em perguntas e respostas, e o livro é dividido em quatro partes. A primeira: “Em que cremos”, fala sobre a Bíblia, a Criação e a Fé. A segunda: “Como celebramos”, aborda os vários mistérios da Igreja, os sete sacramentos, explica à estrutura do ano litúrgico etc. A terceira: “A vida em Cristo”, apresenta as virtudes, os dez mandamentos, e tudo o que se relaciona a eles – questões importantes como o aborto, os direitos humanos, e demais temas. A quarta: “Como devemos orar”, explica a importância da oração, o porquê de se rezar, o que é o terço, como rezá-lo, e assim por diante. Hoje o Youcat é disponível em nada menos de dez línguas.

A Paulus Editora, responsável pela edição em português aqui no Brasil anuncia que o site WEB oficial do Youcat – Catecismo Jovem da Igreja Católica já se encontra disponível em português: www.youcat.org/pt. Apresenta-se como um espaço onde se pode encontrar um pouco da história deste projeto assim como materiais de apoio e/ou complementares ao estudo do mesmo. Na mencionada referência no WEB podem ser vistos vídeos, fotos, como criar grupos de estudos online, testar conhecimentos sobre o Youcat etc. Num artigo da autoria de Tiago Miranda na revista “Família” das Paulinas, (cf. p. 31 de agosto 2012) encontrei os seguintes referências no: Twitter: www.twitter.com/catecismojovem no Facebook: www.facebook.com/catecismojovem e um blog: catecismojovem.blogs.com, além de um site: www.catecismojovem.com.br com notícias, formação, espaço para debate e também uma linha direta de dúvidas de fé, respondidas por um padre da Arquidiocese de Florianópolis.

O Youcat foi desenvolvido por um número considerável de padres, teólogos, professores de religião etc. para apresentar a mensagem e a doutrina da Igreja Católica em linguagem jovem e acessível. O Youcat vem atender a vontade de milhares de jovens que inspirados e entusiasmados pela dinâmica das Jornadas Mundiais da Juventude, pediram um catecismo que lhes falassem diretamente. A Igreja no Brasil sempre mostrou carinho e interesse pela a juventude, especialmente nos últimos anos. Entre tantas coisas podemos citar: a) o documento “Evangelização da Juventude” em 2007; b) criando o “Setor Juventude” nas dioceses; c) a criação do site www.jovensconectados.org.br organizado por jovens da área de comunicação; d) a JMJ Rio 2013; e) a criação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude na organização da CNBB; f) a criação da Coordenação Nacional de Jovens; g) a Campanha da Fraternidade de 2013 com o tema “Juventude” e agora o Youcat. Acreditamos que este Catecismo é leitura indispensável para párocos, vigários paroquiais, catequistas e todos que trabalham na pastoral para a Juventude.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1.