XXII Assembleia Arquidiocesana de CEBs, 2013

Deus da vida e do amor, Pai de Jesus e Pai nosso, Santíssima Trindade, a melhor comunidade: abençoai as nossas CEBs, rumo ao 13º Intereclesial, que iremos celebrar no coração alegre e forte do Nordeste, nas terras do Pe. Cícero e do Pe. Ibiapina, do beato Zé Lourenço e da beata Maria de Araújo, e de tantos sofredores e lutadores, profetas e mártires da caminhada, no Brasil, em nossa América, no mundo solidário. (trecho da Oração do 13º Intereclesial, 2014)

cebs400

As Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Fortaleza nos dias 15 e 16 de novembro estiveram reunidas no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja – CPMMI, contando com mais de 120 participantes, entre jovens, mulheres e homens, religiosas e padres que animam nossas comunidades de base em toda a Arquidiocese.

Nossa assembleia lembrou, nos momentos de mística e na celebração eucarística, os atingidos pelo tufão nas Filipinas, as famílias que serão removidas por causa do projeto do VLT na comunidade Trilha do Senhor (Papicu) e comunidades da Parangaba e Itaoca; rezamos, também, por todas as pessoas que se preparam para o 13º Intereclesial que vamos celebrar em Juazeiro do Norte, de 7 a 11 de janeiro de 2014.

A Assembleia, seguindo a metodologia do Ver-Julgar-Agir buscou fazer uma reflexão sobre Justiça e Profecia a Serviço da Vida, como CEBs romeiras no campo e na cidade. Na manhã da sexta, nossa reflexão foi sobre ser peregrino e peregrina num mundo de desafios urgentes, de necessárias transformação dentro e fora da Igreja (VER).

Na parte da tarde, nossa meditação foi sobre como anda nosso espírito peregrino? A lógica do Reino é a nossa? Qual a nossa visão de justiça e como anda nossa profecia? (JULGAR).

No segundo dia de encontro, fizemos planejamento de nossas ações evangelizadoras e proféticas para 2014 (AGIR) e programamos:

a) promover Seminários de estudos, um deles com enfoque na Juventude; b) realizar domingos fraternos (visitas e celebração com as comunidades eclesiais de base);

c) dar continuidade (onde já existe) ou iniciar a formação de círculos bíblicos nas comunidades;

d) promover um Retiro conjunto das Pastorais Sociais e Organismos com as CEBs, como forma de alimentar a espiritualidade ecumênica, solidária e comunitária, a partir das grandes causas que nos unem e do modelo de Igreja que sonhamos, onde se faz acontecer “o amor comunitário e libertador”, ou seja, Igreja dos Pobres, popular e samaritana.

Na parte final da tarde do sábado, depois de longas e necessárias discussões, deu-se o término da assembleia, com a fala de importantes comunicações: a) próxima Ampliada das CEBs, dia 14 de dezembro, às 13h, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja,; b) primeira Ampliada em 2014, dia 18 de janeiro de 2014, excepcionalmente no 3º sábado, porque estaremos chegando no dia 11 de janeiro do Intereclesial em Juazeiro do Norte (CE).

Fortaleza, 17 de novembro de 2013

Pela Coordenação Ampliada de CEBs, Arquidiocese de Fortaleza