XIV Jornada dos Leigos Josefinos reúne missionários leigos e leigas de Estados do Nordeste em Fortaleza.

Com o objetivo de aprofundar o Documento 105Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade” e culminar o Ano Nacional do Laicato, os Missionários Leigos Josefinos, pertencentes ao Instituto das Irmãs Josefinas (Arquidiocese de Fortaleza) realizou dos dias 16 a 18 de Novembro a XIV Jornada dos Leigos Josefinos em Fortaleza (CE) com o tema “Sal da Terra e Luz do Mundo”, a jornada que já está na sua décima quarta edição, reuniu representantes dos estados do Ceará,Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte. O Evento foi realizado na CEMAC (Centro de Espiritualidade Maria Auxílio dos Cristãos) das Irmãs Josefinas, em Messejana, bairro de Fortaleza, e contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas.

Na programação do encontro estavam previstas várias atividades. No primeiro dia, a jornada foi norteada pelo estudo do Doc. 105 (Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, Sal da Terra e Luz do Mundo) e o protagonismo do leigo na igreja e sociedade, visando o tema do Ano do Laicato. No mesmo dia, sábado, 17, houve uma releitura e apontados pontos relevantes do estatuto dos Missionários Leigos Josefinos. No último dia, 18, após momentos de espiritualidade durante todo o encontro, a Irmã Ivani Brito explanou temas sobre o carisma e missão do Instituto Josefino, o princípio norteador da missão dos Leigos Josefinos, a partir das propostas apresentadas em momentos anteriores, os participantes elegeram a nova coordenação nacional para animar os Missionários Leigos Josefinos no triênio 2019-2021. Integram a nova coordenação em votação unânime, Irmã Rita de Cássia Nunes Lima (Assistente Espiritual), Ingrid Almeida Sousa (coordenadora), Aline Medeiros Pereira (Secretária) e Jaiane Souza da Silva (Tesoureira).

No último dia, 18, a Celebração Eucarística de envio foi presidida pelo Pe. Adriézio Lima da Diocese de Tianguá.