Paróquia Santo Antônio de Pádua cria Pastoral das Pessoas com deficiência

A Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Jardim Iracema, implantou no último dia 18 de setembro, a Pastoral da Deficiência.

O que é a Pastoral das Pessoas com deficiência:

A Pastoral das Pessoas com Deficiência da Paroquia de Santo Antônio de Pádua nasceu fruto de sonho, aspiração e reivindicação das pessoas com deficiência e da Campanha da Fraternidade e Pessoas com Deficiência de 2006, cujo tema foi: “Levanta-te e vem para o meio” (Marcos, 3, 3)”.

Só que foi a partir de 17 de outubro de 2015 que começamos a organizar a Pastoral que quer anunciar o evangelho a todas as pessoas, rejeitando uma imagem piedosa ou paternalista, em que se projeta a deficiência como um prêmio ou castigo.

Temos como objetivo o mesmo da Campanha da Fraternidade de 2016.

O objetivo geral da Pastoral:

Conhecer melhor a realidade das pessoas com deficiência e refletir sobre a sua situação, à luz da Palavra de Deus e da ética cristã, para suscitar maior fraternidade e solidariedade em relação as pessoas com deficiência, promovendo sua dignidade e seus direitos.

Objetivos Específicos da Pastoral das Pessoas com deficiência:

Respeitar a identidade e as especificidades de cada deficiência e a sustentabilidade de vida a toda e qualquer pessoa que tenha alguma deficiência parcial ou total;

Articular as ações de evangelização e de catequese dos movimentos que trabalham com as pessoas com deficiência nas paróquias;

Promover a inclusão e o acolhimento visando ao aprimoramento da qualidade de aprendizagem;

Valorizar os dons e talentos das pessoas com deficiência, oferecendo oportunidades de serviços ministeriais dentro da Igreja.

Propor ações concretas, como a elaboração de planos e projetos, criando meios e oportunidades de valorização das pessoas com deficiências, resgatando sua autoestima e despertando suas potencialidade;

Divulgar conceitos e definições apropriadas a cada tipo de deficiência, bem como diferentes maneiras de lidar com suas especificidades;

Resgatar e divulgar a história de luta das pessoas com deficiência e de suas organizações para fortalecer, consolidar e respaldar as ações do movimento;

Promover o diálogo entre os segmentos da sociedade, incluindo as igrejas e o Poder Público, construindo, juntos, políticas públicas que garantam os direitos e o exercício dos deveres;

Promover a acessibilidade das pessoas com deficiência e de mobilidade reduzida a todos os locais públicos e de uso público, inclusive no sistema de transportes, eliminando as barreiras arquitetônicas, urbanísticas, de comunicação e atitudinais;

Propor a consolidação da legislação existente, bem como mecanismos de sua execução efetiva.
Cronograma

As nossas reuniões na Igreja matiz acontecem aos terceiros sábados; as reuniões da capela Menino Jesus, às quintas-feiras. Ainda definiremos qual a quinta-feira.

Fazemos visitas domiciliares às pessoas com deficiência

Faremos visitas às instituições e grupo que trabalham com pessoas com deficiência.

No segundo semestre teremos um encontro com todas as pessoas com deficiência

A Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua fica na Rua Alberto Ferreira, nº 230, bairro Jardim Iracema, em Fortaleza.

site