Padre Geovane Saraiva*

Nosso humilde trabalho é fazer com que a esperança vivida e anunciada pelo Augusto Pontífice, se manifeste como ação salvífica, fruto da força e ação do Espírito Santo de Deus no mundo, no qual estamos inseridos, numa didática repleta de graça, de tal modo, que possamos contribuir para cessar as resistências e ventos contrários ao projeto do Criador e Pai. Como é maravilhoso e salutar perceber quando as pessoas se sentem envolvidas em luz e confiantes na proteção divina, tal como rezamos no Livro Sagrado: “O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção de minha vida; perante quem eu tremerei?” (cf. Sl 27,1). Não esqueçamos São João da Cruz, a nos assegurar que “No entardecer da vida seremos julgados pelo amor”, propondo-nos um exigente programa de vida.
Nestes dois anos o Espírito Santo de Deus não cessou de conduzir os passos do Papa Francisco, fazendo-se irmão e amigo dos peregrinos, migrantes, refugiados e sofredores de toda natureza, levando a esperança aos mesmos, aqueles que são marcados que pela exclusão, ausência de expectativa e empobrecimento sempre maior, estando portanto tudo que dele vem em estreita sintonia com o Concílio Vaticano II, na seguinte afirmação: “Não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no coração do discípulo de Cristo” (cf. GS 1). Nosso livro, Voz dos não têm voz, quer colocar na mente e no coração do povo de Deus a pessoa de Jesus de Nazaré, na sua missão de salvar e saciar a fome da pessoa humana, imagem e semelhança do nosso bom Deus, mas de um modo integral, radicalmente presente no Sucessor de Pedro.
Para concluir, relembremos mais um dos inúmeros gestos do amor do Santo Padre que podem ser apreciados e compreendidos em “Voz dos que não tem voz”. Em 24 de maio de 2014, o Papa Francisco visitou o local do Batismo de Jesus e rezou pela conversão de quem alimenta a guerra, nas seguintes palavras: “Peço a Deus onipotente e misericordioso que nos ensine a todos a caminhar na Sua presença com a alma e com os pés descalços, o coração aberto à misericórdia divina e ao amor pelos irmãos. Assim Deus será tudo em todos e reinará a paz. Obrigado por oferecerem à humanidade este lugar de testemunho”. Amém!
*Escritor, blogueiro, colunista, vice-presidente da Previdência Sacerdotal e Pároco de Santo Afonso, Parquelândia, Fortaleza-CE – [email protected]