Visita Pastoral Missionária, em Beberibe de 09 a 12 de novembro de 2017

Igreja Matriz de Beberibe (CE)

Respondendo aos apelos da Evangelização para os dias atuais, a Igreja particular da Arquidiocese de Fortaleza nesta porção do povo de Deus da Região Episcopal Praia São Pedro e São Paulo, realizará de 09 a 12 de novembro de 2017 Visita Pastoral Missionária. A mesma acontecerá na Paróquia Jesus, Maria e José no município de Beberibe. A Visita é Pastoral porque o Bispo é obrigado a visitar cada ano a diocese, total ou parcialmente, de modo que visite a diocese ao menos cada cinco anos”. A Visita Pastoral é uma das formas, confirmada pela experiência de séculos, com a qual o Bispo mantém contatos pessoais com o clero e com os outros membros do povo de Deus.” Portanto, a Visita Pastoral é apostólica que o Bispo deve cumprir, animado pela caridade pastoral. Para aqueles que recebem, a visita é um acontecimento de graça que reflete de algum modo aquela especialíssima visita com a qual o “supremo pastor” (1 Pd 5,4) e guarda de nossas almas (1 Pd 2, 25), Jesus Cristo, visitou e redimiu o seu povo. (cf Lc 1,68). A Visita é Missionária, pois com a colaboração dos missionários o povo de Deus pode vivenciar de maneira mais próxima o Anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo, o Evangelho dirigido a eles.

Por que Missão? A Missão, segundo o São Paulo, nos foi confiada, pois, «nos foi dada esta graça de anunciar aos gentios a insondável riqueza de Cristo» (Ef 3, 8). A novidade de vida n’Ele é « Boa Nova » para o homem de todos os tempos: a ela todos são chamados e destinados. Todos, de fato, a buscam, mesmo se às vezes confusamente, e têm o direito de conhecer o valor de tal dom e aproximar-se dele. A Igreja, e nela cada cristão, não pode esconder nem guardar para si esta novidade e riqueza, recebida da bondade divina para ser comunicada a todos os homens. (RM, 11).

A Missão renova a Igreja, revigora a sua fé e identidade, dá-lhe novo entusiasmo e novas motivações. É dando a fé que ela se fortalece! Por esta razão e inspirados na Palavra de Deus e nas motivações apresentadas pela Igreja a Região Episcopal Praia São Pedro e São Paulo realizará esta Visita Pastoral Missionária, desejando renovar o ardor pelo Evangelho de Jesus Cristo e pela Igreja. Queremos ainda, nos fazer próximos das famílias de Beberibe, entrar em suas casas, ouvi-las e lhes anunciar a Boa Nova do Reino, Jesus Cristo que é para nós salvação. E como nos lembra Dom Hélder Câmara, “Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu. É parar de dar volta ao redor de nós mesmos como se fôssemos o centro do mundo e da vida. É não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos: a humanidade é maior. Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É, sobretudo, abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E, se para encontrá-los e amá-los é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo”.

Informações  pelo telefone (85) 3367-3202 com Maria Erivan na Secretaria da Região.

Por Maria Erivan – Secretária da Região São Pedro e São Paulo