Véspera do Conclave: Congregação Geral de manhã e à tarde Juramento do pessoal de serviço

capela_vaziaNo Vaticano,capela vazia vive-se a expectativa da véspera de um momento histórico como é o início de um Conclave. No dia de hoje durante a manhã os cardeais continuaram com os seus trabalhos encontrando-se na décima congregação geral na Sala Paulo VI. No final da tarde de hoje pelas 17h30 (hora local) será celebrado na Capela Paulina o juramento para todo o pessoal da Santa Sé que estará de serviço durante o Conclave. Essas pessoas vão desde o Secretário do Colégio Cardinalício, dom Lorenzo Baldissieri, e outros colaboradores, como o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, os serviços de segurança, de transportes e de refeições.

Na cidade de Roma, como em diferentes lugares do mundo, multiplicam-se as iniciativas de reflexão e oração com o pelo do Conclave. Destacamos aqui a da Adoração Eucarística Perpétua, promovida pelo Centro Internacional Juvenil São Lourenço. Esta Adoração começou hoje às 11h e decorrerá até ao fim do Conclave e proclamação do novo Papa. Está também agendada por este Centro Juvenil uma procissão na Praça de S. Pedro para o dia 15, sexta-feira, se porventura ainda não tiver sido eleito o novo Papa.

Por CNBB.