Uma Quaresma pela Paz (IV) – “Não ofendam mais a Deus”

Na quarta reflexão da Quaresma, Pe. Rafhael Silva Maciel afirma: “A chamada do Papa Francisco para que nos unamos a ele no Ato da Consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria acontecerá dentro de uma Celebração Penitencial, com confissões individuais. Esse dado deveria nos chamar a atenção: a verdadeira devoção à Nossa Senhora leva os fiéis ao Sacramento da Reconciliação”

Vatican News

No Evangelho do 3º Domingo da Quaresma (Lc 13,1-9), por duas vezes lemos a mesma advertência da parte de Jesus: “Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo” (Lc 13,3.5). Sem muito esforço, lembramos que essa mesma mensagem nos foi transmitida bem no início da Quaresma, na Quarta de Cinzas: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Sabemos que a Quaresma é esse tempo especial que a graça de Deus nos concede todos os anos, através da Igreja, para que possamos dar passos ainda mais firmes em nosso caminho de conversão. Mas, não é só preciso saber, devemos tomar uma decisão!

A oração inicial da Missa do 3º Domingo da Quaresma, nos recordava os remédios eficazes para que possamos fazer nosso itinerário de conversão: “Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia.” (MR, III Dom. Quaresma).

Eis a sabedoria pedagógica da Igreja, que está sempre a nos recordar os meios eficazes para nossa conversão, para nossa “mudança de mentalidade”. Somos chamados pelo próprio Senhor a mudar nossa mentalidade mesquinha e egoísta, utilizando-nos do jejum para quebrar nosso orgulho e nossa luxúria; a esmola para quebrar nosso egoísmo e avareza; a oração para quebrar nossa prepotência e sede de poder.

Exatamente na estrada de “uma Quaresma pela Paz”, com grande alegria e esperança recebemos o convite do Santo Padre Francisco, para nos unirmos a ele no Ato de Consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, no próximo dia 25 de março. Assim, se faz mais uma vez eco ao apelo da sempre Virgem Maria, em suas aparições na Cova da Iria, em Fátima, Portugal. As aparições de Fátima, sem dúvida, estão muito conectadas com o mistério da Revelação Divina, em Nosso Senhor Jesus Cristo. Se a Igreja nos apresenta na sua liturgia quaresmal um apelo constante à conversão, os pedidos de Nossa Senhora em Fátima não fazem outra coisa a não ser corroborar o chamado à mudança de mentalidade que Jesus Cristo veio nos fazer.

Rezem o terço, façam penitência! Era isso que Nossa Senhora pedia aos pastorzinhos, no dia 13 de julho de 1917: “continuem a rezar o terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer”. Primeiro pilar da conversão: a Oração. Mais especificamente, a sempre Virgem Maria pede a oração pelo fim da guerra. Ousaria dizer, que a guerra, para além daquela promovida pela violência das armas, como estamos assistindo, também pode se esconder nas guerras “fratricidas” entre aqueles que promovem a discórdia com fofocas, com falsas notícias, com ideologias horrendas que atingem os fundamentos da família e da religião, que promovem o aborto, a eutanásia, enfim.

Naquela mesma visão que os pequenos pastores tiveram em 13 de julho de 1917, a Venerável serva de Deus, Ir. Lúcia, narra que viram “o Anjo apontando com a mão direita para a terra, com voz forte disse: Penitência, Penitência, Penitência”. Eis os dois outros pilares da conversão: a esmola e o jejum. Em uma sociedade em que o prazer a todo custo, o poder e o dinheiro parecem falar mais alto, a mensagem evangélica das aparições de Fátima chama os fiéis à mortificação e ao sacrifício; em meio às ideologias político-econômicas do consumismo, às ideologias de gênero e do relativismo permissivo, a Mensagem de Fátima é tão atual quanto foi em 1917.

A chamada do Papa Francisco para que nos unamos a ele no Ato da Consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria acontecerá dentro de uma Celebração Penitencial, com confissões individuais. Esse dado deveria nos chamar a atenção: a verdadeira devoção à Nossa Senhora leva os fiéis ao Sacramento da Reconciliação, nos leva diante do tribunal da misericórdia e nos interpela a mudarmos nossa mentalidade, tantas vezes afetada pelas insídias de Satanás. Ao nos aproximarmos do confessionáriopedimos o perdão a Jesus, que “não é fruto dos nossos esforços, mas uma dádiva, um dom do Espírito Santo, que nos enche da água da misericórdia e de graça que brota incessantemente do Coração aberto de Cristo Crucificado e Ressuscitado” (Francisco, Audiência 19.02.2014). Aproveitemos, então, esses dias para fazermos uma boa confissão e, mais uma vez, oferecer nossas penitências pelo fim da guerra, por intercessão do Imaculado Coração de Maria.

Roma, 23 de março de 2022

Pe. Rafhael Silva Maciel