TV Canção Nova e sua missão de anunciar a Boa Nova além-fronteiras

por Lurdinha Nunes*

Nada melhor do que relembrar a linda história da Comunidade Canção Nova, neste ano em que vive o ano da memória e a Igreja lança o Ano da Fé. A TV começou muito pequena, como tudo que hoje contemplamos no espaço que abriga o Sistema Canção Nova de Comunicação. Ela nasceu do ardor missionário do Monsenhor Jonas Abib de evangelizar através dos meios de comunicação, pois era necessário “anunciar também de cima dos telhados”. Anos atrás o que víamos nas casas eram pequenas antenas que hoje foram trocadas pelas parabólicas, cabos e sinais digitais.

No dia 8 de dezembro de 1989 nascia a TV Canção Nova, pioneira em acreditar na possibilidade de uma programação essencialmente voltada para educação e evangelização, no intuito máximo de “formar homens novos para um mundo novo”. O que era um risco, hoje é uma bela realidade que não se limita mais somente ao nosso espaço geográfico.

Ao primeiro grupo que saiu de Cachoeira Paulista (SP), para missão fora do país, Monsenhor Jonas lançou uma pergunta: “Os princípios de vida da Canção Nova e sua forma de evangelizar se aplicam também a outras culturas?”.

Roma foi o primeiro campo fértil. Os nossos primeiros contatos foram com a Rádio e a Sala de Imprensa do Vaticano, onde nasceu uma parceria de colaboração e amizade que se estendeu também ao Centro Televisivo. Começamos a transmitir as catequeses, a oração do Ângelus e as viagens do Papa.

No ano jubilar, em 2000, conseguimos transmitir todas as celebrações. Outra experiência inovadora e marcante aconteceu na transmissão da Beatificação do Frei Galvão, quando usamos as imagens do Centro Televisivo Vaticano (CTV) com a voz dos locutores da Rádio Vaticana. O que parecia ser inviável deu muito certo e foi modelo também para outras emissoras. A morte do papa João Paulo II foi outro marco nas transmissões ao vivo, além de matérias exclusivas – iniciativa que continuou também no Pontificado de Bento XVI.

Em Portugal, no dia 11 de maio de 2001, foi assinado o primeiro contrato com a TV a Cabo, isto é, uma produtora para transmitir a Mensagem de Fátima para o Brasil e ser presença para o povo português. Na Terra Santa, a grande parceria é com os franciscanos e o Centro de Comunicação da Custódia da Terra Santa, o Franciscan Media Center.

A Canção Nova, além de ter uma equipe de criação de matérias e programas, colabora com o centro de comunicação franciscano. Mais uma vez a TV Canção Nova foi pioneira, pois criamos o programa Terra Santa News, um noticiário semanal que teve a sua primeira edição em língua portuguesa e, atualmente, é transmitido em outras cinco línguas, inclusive em árabe.

Entre tantos testemunhos, partilho o da dona Lourdes, uma brasileira cristã, casada com um muçulmano, que vive hoje em Ramalla, na Palestina. Ela relata que a TV Canção Nova é a sua grande companheira durante todo o dia. Fato este que realmente não podíamos imaginar que chegaríamos tão longe.

Uma televisão a serviço da Igreja no Brasil e no mundo. Uma TV interativa que reza com o povo, que se compadece com suas diferentes realidades. Sua programação está no ar graças à cooperação de milhares de sócios que terão uma grande recompensa no céu porque ajudam a salvar almas.

Hoje podemos responder a pergunta: “A nossa proposta serve para outras culturas?” Sim, Monsenhor Jonas! Serve porque no seu coração sempre existiu um único sonho, um único objetivo: anunciar a pessoa de Jesus Cristo e, para esta missão, não existem fronteiras. É necessário continuar anunciando de cima dos telhados, via satélite, com todas as tecnologias de comunicação que temos disponíveis. E a exemplo do apóstolo Paulo, o grande evangelizador das Nações, encontrar os “novos areópagos para anunciar o Deus tantas vezes desconhecido”.

* Lurdinha Nunes é missionária da Comunidade Canção Nova.

Uma resposta

1. A TV CANÇÃO NOVA É UMA BÊNÇÃO QUE DEUS NOS CONCEDEU PELO MONSENHOR JONAS ABIB. COMO CADEIRANTE SÓ ASSISTO A TV CANÇÃO NOVA! ESTOU ASSISTINDO A TV CANÇÃO NOVA QUE TRANSMITE A MISSA DOS 48 DE SACERDÓCIO DO MONSENHOR E 12 ANOS DE DIÁCONO DE NEULZINHO. NESTE 8 DE DEZEMBRO DIZ DOM BENI QUE NOSSA SENHORA AUXILIADORA E A PAIXÃO PELA EVAGELIZAÇÃO SÃO DUAS MARCAS DO MONSENHOR.