Sucessão Episcopal: Orientações Litúrgicas para a Posse e Missa de Dom Gregório Paixão, OSB

O mestre de cerimônias da Arquidiocese de Fortaleza, padre Rafhael da Silva Maciel divulgou as orientações litúrgicas para o clero, sobre a Posse Canônica do 7° Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Gregório Ben Lâmed Paixão, da Ordem de São Bento, que acontecerá na próxima sexta-feira, 15.

Os presbíteros que participarão da Solene eucaristia deverão fazer a sua inscrição pelo link abaixo:

Acesse aqui.

Orientações

Entrada Solene do novo Arcebispo Metropolitano na Catedral Metropolitana de Fortaleza e Missa em ação de graças de Posse do novo Arcebispo de Arquidiocese de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB

• Entrada Solene do novo Arcebispo Metropolitano na Catedral Metropolitana de Fortaleza

Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza

Hora: 18h

Recepção à porta da Catedral Metropolitana de Fortaleza pelo Pároco da Catedral e o Colégio de Consultores.

Ósculo da Cruz e aspersão do povo com a Água Benta

Momento de oração silenciosa, do novo Arcebispo, na Capela do Ss. Sacramento.

• Posse do novo Arcebispo de Fortaleza

Presidente da Posse: Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Administrador Apostólico da Arquidiocese de Fortaleza e Arcebispo emérito

Leitura das Letras Apostólicas pelo Chanceler da Arquidiocese;

Entrega da Cátedra e do Báculo ao novo Arcebispo Metropolitano;

Saudação de alguns representantes do clero e dos leigos ao novo Arcebispo:

• Missa Solene da Posse do novo Arcebispo de Fortaleza

Presidente da Celebração: Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Concelebrantes: Cardeais, (Arce) Bispos, Abades e Presbíteros presentes

Formulário Litúrgico da Missa pela Igreja local

Local para a paramentação:

Cripta: Cardeais, (Arce) Bispos, Abades, Colégio de Consultores, os últimos Vigários Gerais e Episcopais, Pároco da Catedral, Prior do Mosteiro São Bento de Fortaleza;

Salão de festas da Catedral: Clérigos

Sala interna próxima ao Salão de festas: Seminaristas.

Paramentos: Cor branca

Os Cardeais deverão trazer mitra branca adamascada e túnica pessoal.

Os (Arce) Bispos deverão trazer mitra branca lisa e túnica pessoal.

Os Abades deverão trazer mitra branca lisa e túnica pessoal.

Os Presbíteros e Diáconos deverão levar consigo túnica e estola branca pessoais.

– Apenas os presbíteros e diáconos que auxiliarão diretamente no Presbitérios utilizarão Casula e Dalmática, respectivamente.

Os seminaristas que irão participar da procissão litúrgica deverão levar túnica branca.

– Não será autorizada, por motivo de espaço, a participação de outros que não sejam seminaristas das Casas de Formação da Arquidiocese, ou presentes nessa, ou candidatos ao diaconato permanente já instituídos. Os jovens ou outros interessados em estarem na celebração deverão tomar lugar no corpo da Assembleia.

Observações importantes!

1. Haverá lugares reservados na Catedral para algumas autoridades civis e militares e os lugares reservados para os Ministros Ordenados, convidados, familiares e outros provenientes de Petrópolis (RJ).

2. As autoridades civis e militares, bem como os convidados do novo Arcebispo, que vierem de fora terão um local específico para ter acesso aos lugares reservados no interior da Catedral.

3. Do mesmo modo, os fiéis leigos que tiverem participação no serviço litúrgico na Celebração de Posse e Missa e outros fiéis com necessidades especiais e já previamente assinalados terão acesso por local específico.

4. Para os demais fiéis que comparecerem estarão sendo preparadas cadeiras dentro e fora da Catedral. Porém, aquelas pessoas que puderem podem trazer assentos para seu uso pessoal, durante a Celebração.

5. Os profissionais do serviço de filmagem e fotografia só serão admitidos para o acesso ao lugar próximo do Presbitério mediante prévia autorização do Cerimoniário da Arquidiocese.

6. Avisamos aos senhores Bispos, Presbíteros e Diáconos que o estacionamento será indicado, uma vez que o estacionamento da Igreja Catedral em parte será usado para a Assembleia e para outros serviços que estarão disponíveis para os fiéis.

7. As caravanas que vierem das Paróquias e Comunidades deverão baixar, pelo site da Arquidiocese, o cartaz de credenciamento para fixar no ônibus ou van, para ter acesso ao local mais próximo para desembarque dos fiéis.

9. De acordo com os Órgãos Públicos haverá esquema de segurança e saúde no local, bem como modificações no trânsito nas vizinhanças da Catedral Metropolitana, com interdições e rotas alternativas para os veículos.

10. O senhor Arcebispo, Dom Gregório, encontrará com o Presbitério da Arquidiocese em encontro com almoço no dia 22 de dezembro, conforme Carta Circular 009/2023, do Administrador Apostólico, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.

Fortaleza, 08 de dezembro de 2023
Solenidade da Imaculada Conceição
da Bem Aventurada sempre Virgem Maria

Pe. Rafhael Silva Maciel
Mestre de Cerimônias da Arquidiocese de Fortaleza

7 respostas

1. A Cerimônia poderia ter sido marcada no estádio Castelão onde comportaria melhor as caravanas paroquiais do Ceará eo restante do povo de Deus.

2. Desejo boa sorte e muitas bençãos de Deus para o Novo Arcebispo de Fortaleza Dom Gregório! Boa pastoreio com o povo de Fortaleza, seu novo Rebanho no múnus de SANTIFICAR, ENSINAR E GOVERNAR! MARIA , 🌻 MAE DO BOM PASTOR O CUBRA Com SEU MANTO SAGRADO E PROTETOR

3. E eu querendo estar presente, prevejo que as chances de conseguir um mini-espaço dentro do templo pra assistir aos cerimoniais são mínimas. Mas vou tentar, talvez quem sabe, conseguir uma antecipação de umas 2 horas…

4. Muita felicidade tem o povo do Ceará. Dom Gregório Paixão é o melhor Bispo que já passou por Petrópolis. Impossível com palavras nominar. O exemplo diz tudo.