Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Subsídios para as Rodas de Conversa da SOUC 2022

Neste mês de maio nos preparamos para a terceira grande festa do calendário cristão, a Semana de Pentecostes. A história de Pentecostes está narrada em At 2.1-41. É a festa que remete à presença renovadora do Espírito Santo entre nós, sopro divino, vivificante e transformador. Pentecostes é considerado o evento fundador da Igreja, que é a comunidade de todas as pessoas que creem que Jesus é o Filho de Deus. Pentecostes também está estreitamente vinculado com a missão de Deus que nos desafia a proclamar a Boa Nova do Evangelho em todos os lugares. 

No Brasil, a Semana de Oração pela Unidade Cristã é celebrada ao longo da Semana de Pentecostes, justamente porque nos reconhecemos, apesar de nossas diferenças confessionais e doutrinárias, fiéis no mesmo Deus, revelado em Jesus Cristo e que se faz presente entre nós no Espírito Santo; Pentecostes é a afirmação da nossa diversidade e, ao mesmo tempo, da nossa unidade

Este ano, o CONIC propõe uma série de materiais de preparação para a SOUC. Além do Cartaz, da Oração e do Caderno da SOUC para ser utilizado ao longo da Semana, apresentaremos ao longo deste mês um conjunto de quatro estudos bíblicos (Rodas de Conversa) que têm como objetivo preparar o caminho para a grande festa ecumênica que é Pentecostes. 

Mas não para por aí. Também ofereceremos um conjunto de quatro pequenos vídeos (que podem ser acessados aqui) que podem ser distribuídos pelas redes sociais, grupos de WhatsApp, Telegram, entre outros, a fim de animar as pessoas para a Semana de Oração.

Em tempos de pouca abertura para o diálogo, a Semana de Oração pela Unidade Cristã é uma oportunidade dada por Deus para que possamos atualizar a nossa fé a partir de valores que transcendam as fronteiras institucionais e doutrinárias. Orar e celebrar juntos a graça de Deus é um testemunho concreto de amor que podemos ofertar em tempos de ausência de paz.

RODA DE CONVERSA 1

Vimos o seu astro no Oriente e viemos prestar-lhe homenagens

Acolhida das pessoas participantes

Versículos bíblicos para meditar: 

“Viram o menino com Maria, sua mãe, e prostrando-se, prestaram-lhe homenagem” (Mt 2,11)

“Abrindo seus cofres, ofereceram-lhe por presente ouro, incenso e mirra”. (Mt 2,11)

Neste momento, projete o primeiro vídeo (link aqui) da Semana de Oração.

Partilhe sobre a relação entre os versículos bíblicos iniciais e o vídeo que vimos.

Quais os dons que colocamos a serviço da Unidade?

Reflexão

Os profetas e profetizas anunciaram a vinda de um novo rei que irá promover justiça e direito na terra. Para nós, pessoas cristãs, Jesus, é o cumprimento desta promessa. 

Jesus nos ensina muito sobre o que deveria ser o centro da ação missionária. Jesus não foi seduzido pelos poderes de seu tempo (Lc 4.1-13). Jesus ensina o amor e a compaixão. Ele questiona e confronta aqueles que consideravam a lei maior que a graça misericordiosa de Deus.

Nossos irmãos e irmãs das igrejas do Oriente Médio nos convidam a refletir, ao longo da Semana de Oração pela Unidade Cristã, sobre os impactos dos extremismos religiosos, da ausência de separação entre religião e estado e sobre o domínio das grandes potências sobre os territórios. As ondas migratórias são consequências diretas desta realidade. As igrejas do Oriente Médio nos convidam para olharmos em sua direção e nos solidarizarmos com o seu povo. Uma forma de solidariedade é ouvindo o que nossos irmãos e irmãs nos contam. Precisamos incidir para que nossos governos não apoiem as guerras e outros conflitos violentos travados na região, além de não nos deixarmos influenciar pelos preconceitos que estigmatizam os povos do oriente como perigosos e violentos. Violento e perigoso é o desejo de poder e hegemonia que obriga as pessoas a deixarem a terra onde nasceram e vivem. 

Para conversar:

Quais são os desafios para a missão para proclamarmos e vivermos a unidade?

Oração:

Deus, nosso refúgio e força, nós te glorificamos porque és justo e defensor do direito. Confessamos, diante de ti, que frequentemente desejamos o poder. Ajuda-nos a buscar nosso Jesus Cristo não nos palácios dos poderosos, mas na humilde manjedoura e a imitá-lo em sua simplicidade. Encoraja-nos a nos esvaziar de nós mesmos à medida em que nossa ação for orientada para uma diaconia ecumênica e transformadora.  Assim oramos em nome de Cristo, que contigo e com o Espírito Santo reina para sempre na glória. Amém.  

Canto final: (a critério do grupo)

Bênção final: (livre)

Fonte: Conic

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais