Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Sínodo 2019 e crise climática no III Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal

Entre os dias 20 e 23 de agosto, os responsáveis por 56 dioceses e prelazias locais participam do III Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, na Casa de Encontro Maromba, em Manaus (AM). O objetivo é partilhar experiências, criar metas em conjunto a partir da Amazônia brasileira e aprofundar questões relacionadas ao Sínodo de 2019 cujo foco está no olhar para a região.

A atividade é organizada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e Comissão Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro, que reunirá cerca de 55 bispos de toda a Amazônia brasileira, contou com a participação, na mesa de abertura, dia 20 de agosto, do cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, presidente da Repam da Comissão Especial para a Amazônia. Também participaram dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus e dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima e presidente do Regional Norte 1 da CNBB.

De acordo com o cardeal Hummes este encontro é marcante e histórico para a Igreja da Amazônia em razão de as questões da região e do meio ambiente serem o temas do Sínodo para a Amazônia, em 2019. “A Igreja visa encontrar novos caminhos para sua presença e atuação missionária na região. A crise climática e ecológica mundial torna ainda mais atual o tema. Também a nova evangelização promovida pelos últimos papas faz parte do contexto”, afirmou o cardeal.

O presidente do Regional Norte 1 da CNBB, dom Mário Antônio da Silva, recordou o Sínodo interpela os bispos da região a caminharem juntos. A exemplo do papa, convidou os presentes a olharem especialmente para situação dos refugiados e imigrantes venezuelanos. “O mundo espera da Amazônia uma proposta concreta e séria de uma ecologia integral que priorize as pessoas e as comunidades”, disse.

Na programação da atividade haverá também uma análise de conjuntura que contará, entre outros assessores, com o procurador da República, Felício Pontes. Outro ponto alto da atividade é a partilha das realidades e trocas de experiências dos bispos em vista de uma Igreja com rosto Amazônico. Sínodo para Amazônia – Convocado pelo papa Francisco para ser realizado em outubro de 2019, o Sínodo para a Amazônia será o grande destaque do encontro. Ele será apresentado aos bispos pelos brasileiros membros do Conselho Pré-Sinodal, cardeal Cláudio Hummes, dom Neri Tondello, dom Roque Paloschi, dom Erwin Krautler e irmã Maria Irene Lopes.

Bispos participam de abertura do encontro. Foto: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus (AM)/Ana Paula Lourenço

Também participam a equipe de especialistas que contribuíram na elaboração do Documento Preparatório: padres Justino Rezende e Paulo Suess, uma liderança do povo Tuyuka, a professora Márcia Oliveira e um representante do Peru, Peter Hughes.

Em processo de realização, já que o Sínodo teve sua abertura em janeiro, em Porto Maldonado, como afirmou o papa Francisco por ocasião da visita ao Peru, as dioceses da Pan-Amazônia promovem momentos de escuta dos povos em todo o território Amazônico. O encontro será oportunidade de apresentar aos bispos as atividades realizadas e os materiais produzidos que podem contribuir com a dinâmica sinodal.

Para o bispo de São Gabriel da Cachoeira, dom Edson Damian, os bispos da região terão que levar ao Sínodo o que vem da base, o que as comunidades vão apresentar, um mapeamento de onde e da situação dos povos indígenas, os ribeirinhos e povos tradicionais. Estes, na avaliação do religioso, precisam ser os principais protagonistas a serem escutados com muito respeito e sensibilidade pastoral.

Com informações de Paulo Martins – Assessoria de Comunicação Repam  e de Ana Paula Lourenço – Assessora de Comunicação da Arquidiocese de Manaus (AM).

Pacaraima: indignação e solidariedade.
Nota dos Bispos da Amazônia Legal

“Era estrangeiro e tu me acolheste” (Mt 25, 35a) Nós, 58 bispos e 27 demais representantes de Prelazias e Dioceses reunidos em Manaus (AM) de 20 a 23 de agosto no III Encontro da Igreja Católica da Amazônia Legal, convocados pela Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB para dialogar sobre o Sínodo Especial para Amazônia tomamos conhecimento dos violentos atos ocorridos no dia 18 de agosto em Pacaraima, Roraima. Inspirados pelo Evangelho de Jesus Cristo, tornamos pública nossa indignação com a intolerância manifestada contra as mulheres, homens e crianças, refugiados venezuelanos. Já o profeta Zacarias nos adverte: “não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado.” (Zc 7, 10)

Expressamos nossa solidariedade com as famílias que sofreram a violenta expulsão do Brasil e nos edificamos com as pessoas, instituições e comunidades católicas que acolhem e protegem nossos irmãos e irmãs migrantes.

Reconhecemos que a situação é crítica, principalmente pela ausência de uma ação integrada e eficaz das esferas municipais, estadual e federal do Estado Brasileiro, que assegure a acolhida humanitária aos refugiados. Insistimos que o governo da Venezuela supere as causas geradoras desse deslocamento forçado.

Lembramos que os refugiados pertencem a povos da Amazônia e merecem respeito à sua dignidade e aos Direitos Humanos. Dizemos BASTA ao ódio e SIM à acolhida fraterna.

Que a Virgem de Nazaré, Rainha da Amazônia, interceda pelos povos da Amazônia para que o Espírito de Deus nos indique os caminhos de vivermos como irmãs e irmãos.

Manaus (AM), 23 de agosto de 2018.

Bispos católicos da Amazônia Legal e demais representantes participantes no III Encontro

Cardeal Dom Cláudio Hummes,
Presidente da Comissão Episcopal para Amazônia da CNBB,
Presidente da REPAM – Rede Eclesial Pan-Amazônica

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais