Shalom: fruto da visita do Papa João Paulo II a Fortaleza

Instituição surgiu a partir do encontro de um jovem com João Paulo II em 1980 e para comemorar canonização farão uma grande festa

festamisericordia2014_400

Neste domingo, dia 27, Francisco canonizará os Papas João XXIII e João Paulo na Praça de São Pedro, em Roma, em uma cerimônia onde estão sendo aguardadas mais de 3 milhões de pessoas. Uma representação da Comunidade Católica Shalom embarcou para acompanhar os rituais.

Em Fortaleza a instituição também vai comemorar a canonização de João Paulo II. Mais de 30 mil pessoas são aguardadas no Condomínio Espiritual Uirapuru para a 7ª edição da Festa da Misericórdia que neste ano faz memória da visita de João Paulo II a Fortaleza em 1980.

Foi desta visita que surgiu a Comunidade Católica Shalom. Na ocasião Moysés Azevedo, fundador do Shalom, foi escolhido para oferecer um presente ao papa. Escolheu ofertar sua vida e juventude pela evangelização dos jovens. Dois anos depois foi fundada uma forma nova de evangelizar: uma lanchonete para atrair a juventude distante de Deus e da Igreja.

A lanchonete cresceu e se transformou. Tudo era um pretexto divino, segundo Moysés. Ela se transformou, à base de oração e orientação da Igreja, na Comunidade Católica Shalom, uma instituição reconhecida pelo Vaticano como Associação Internacional de Fieis presente em 67 cidades no Brasil e em mais de 20 países, incluindo Israel e Roma. No ano de canonização de João Paulo II uma missão da instituição será aberta em Cracóvia, terra do santo papa polonês.

Motivos não faltam para celebrar. A Festa da Misericórdia contará com relíquias de São João Paulo II (assim ele será chamado a partir de domingo) e de Santa Faustina, religiosa conterrânea de Karol Wojtyla, canonizada por ele.

A programação consta da reza do Terço da Divina Misericórdia, apresentações musicais do Ministério de Música Shalom, Paulo José, Naldo José e Suely Façanha. Às 18h será presidida a missa em favor dos enfermos, com Padre Antonio Furtado, um dos maiores difusores da devoção à Divina Misericórdia no Ceará.

João Paulo II e o Shalom

Em 9 de julho de 1980 Moysés Azevedo foi escolhido pela Arquidiocese de Fortaleza para representar os jovens e oferecer um presente ao Papa João Paulo II no Castelão. Moysés escreveu uma carta na qual oferecia sua vida pela evangelização dos jovens. Dois anos depois foi fundada pelos jovens uma lanchonete para evangelizar, uma forma de atrair a juventude mais distante da Igreja. Pelos desígnios divinos, a partir da lanchonete, surgiu a Comunidade Católica Shalom hoje presente em 67 cidades no Brasil e com missão em mais de 20 países. Neste ano abrirá uma casa em Cracóvia, cidade onde nasceu João Paulo II, na Polônia.

História da Festa da Divina Misericórdia

A Festa da Divina Misericórdia acontece sempre no segundo domingo da Páscoa e foi um pedido de Jesus à santa Faustina de kowalska em uma revelação, conforme ensina a devoção à divina misericórdia que rapidamente se espalhou pelo Brasil.

O papa João Paulo II instituiu a festa no ano 2000, por ocasião do jubileu da encarnação de Jesus, onde afirmou que o homem pós-moderno seria evangelizado pela misericórdia. Em 2011 João Paulo II foi beatificado pelo papa emérito Bento XVI justamente do domingo da misericórdia

Shalom na canonização de João Paulo II em Roma

Uma representação da Comunidade Católica Shalom de diversas partes do mundo, incluindo o Fundador Moysés Azevedo, estarão presentes na celebração de canonização dos Beatos João XXIII e João Paulo II em Roma.

SERVIÇO:

Festa da Divina Misericórdia

Local: CEU – Condomínio Espiritual Uirapuru (Av. Alberto Craveiro, 2222, Dias Macedo)

Data: 27 de abril de 2014

Entrada: Franca

Atrações: Ministério de Música Shalom, Naldo José, Paulo José e Suely Façanha.

Às 15h será recitado e meditado o Terço da Misericórdia e às 18h será celebrada a Missa pelos Enfermos.

Mais informações: 3261.4444

Vanderlúcio Souza (assessoria de comunicação) 8172.3283