Seminaristas da Arquidiocese de Fortaleza participam de Estágio Pastoral

Semana de atividades foi realizada nas Paróquias de São Gonçalo e Croatá

A Arquidiocese de Fortaleza realizou entre os dias 8 a 15 de julho o seu Estágio Pastoral com os seminaristas das três casas de formação. As paróquias de Gonçalo do Amarante na cidade de mesmo nome e Nossa Senhora do Carmo em Croatá receberam os 92 seminaristas dos cursos Propedêutico, Filosofia e Teologia.

O padre responsável pelo estágio e integrante da equipe de formação do Seminário de Teologia, Francisco Francileudo, avaliou como positivo e frutífero o Estágio Pastoral. “Isso se deve à organização prévia que aconteceu junto às paróquias, a acolhida das comunidades e o planejamento das atividades da semana”.

Ainda segundo o padre, o estágio é fundamental para o crescimento pastoral dos seminaristas “pois eles passam a conhecer mais a realidade daquela paróquia através da  convivência  com as pastorais e através das visita ao povo das comunidades”. Padre Francileudo ainda destaca a importância do guia pastoral que foi confeccionado especialmente para o Estágio. O roteiro alinhado às orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e da Arquidiocese de Fortaleza contemplou diversos aspectos litúrgicos, celebrativos e formativos que nortearam as atividades ao longo da semana.

Claudenir Maia é seminarista do quarto ano de Teologia e participou de seu oitavo estágio. “Esta experiência nos ajuda a ver o quanto nossa Arquidiocese é grande e mista em sua composição. Também percebi o quanto o povo espera por nós para escutá-lo, ensiná-lo, viver com eles como Jesus viveu no meio do povo”. Ainda segundo o quartanista o Estágio Pastoral “é importante para não esquecermos que viemos do povo e para o povo devemos retornar. É uma pequena experiência do que vive no dia a dia o padre diocesano”.

As missas de abertura e encerramento do Estágio Pastoral foram presididas pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Fortaleza Mons. João Jorge, que na ocasião estava representando o arcebispo Dom José Antonio. Os padres Dênis Acácio, pároco de São Gonçalo, Jean Douglas, pároco do Croatá, Padre Macerlândio Teixeira, reitor do Seminário de Filosofia, Padre Francisco Francileudo, responsável pelo estágio e  Padre Simplício concelebraram.

Por Vanderlúcio Souza – Seminarista da Arquidiocese de Fortaleza