Seminário realizado em Brasília abriu oficialmente o processo de organização da 5ª Semana Social Brasileira

Aconteceu em Brasília nos dias 10 e 11 de agosto, um encontro nacional de abertura de início dos trabalhos em preparação a 5ª Semana Social Brasileira (5ª SSB). O encontro aconteceu no Centro Cultural de Brasília e reuniu cerca de 110 pessoas de Pastorais e movimentos sociais de todas as regiões do país. A 5ª SSB tem como tema “A participação da sociedade no processo de democratização do Estado – Estado para quê e para quem”. O processo começa agora e se estende até o primeiro semestre de 2013, as discussões contemplaram a conjuntura brasileira no que tange a democracia e participação social no processo de construção de uma nação mais igual. Dom José Luiz, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, que é membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz, participou do seminário.

Dentro do processo que conduzirá a 5ª Semana Social Brasileira, em uma das etapas, estão a retomada e a celebração da contribuição das Semanas Sociais anteriores, ligadas às das pastorais e movimentos sociais, ao processo de construção de uma sociedade realmente democrática no Brasil, uma democracia que, segundo as mesmas Semanas, deve alcançar e transformar todas as dimensões da vida em sociedade, incluída a economia, o Judiciário, o Estado, como também aprofundar a prática da democracia participativa, com atividades nos âmbitos local, municipal, diocesano, regional e nacional.

Informações com Francisco Vladimir (Assessor de Comunicação para a 5a. Semana Social Brasileira) (85) 9973 0089. Outras informações acessar página eletrônica da CNBB.