Seminário – A Mineração de Urânio e Fosfato e seus impactos socioambientais e para a saúde humana

Nos dias 04 a 06 de maio de 2011, em Itatira – CE, será realizado o SEMINÁRIO – A Mineração de Urânio e Fosfato e seus impactos socioambientais e para a saúde humana. Abaixo publicamos carta convite e a programação.

CARTA CONVITE

“Ou o ser humano se torna o anjo protetor da Mãe Terra e da Irmã Água
ou ele será o anjo exterminador da nossa única casa comum, o Planeta Terra”
(Leonardo Boff)

Fortaleza, 11 de abril de 2011

Caros companheiros e companheiras,

Estamos vivenciando um momento muito delicado na política brasileira e a nível mundial: o aumento das atividades minerárias financiadas pelo Estado e o massivo investimento em produção de energia nuclear. O recente acidente nos reatores da Usina Atômica de Fukushima – Japão, unido a acidentes nucleares em anos passados, prova que a energia nuclear não é limpa nem segura.

Para atender a demanda por urânio das usinas atômicas que o Governo Federal pretende construir a atenção é voltada agora para a mina de urânio de Itataia – Município de Santa Quitéria – CE. Outro ramo que tem recebido amplo apoio dos governos é o agronegócio. Portanto, a mineração de fosfato (utilizado na produção de fertilizantes químicos), na mesma área, servirá para fortalecer ainda mais as atividades depredatórias do meio ambiente e da saúde humana pelo agronegócio.

Preocupadas com esta situação, pois conhecemos bem os impactos deste tipo de mineração para as populações do entorno, as entidades abaixo relacionadas estarão promovendo, nos dias 04, 05 e 06 de maio de 2011, em Itatira – CE, um seminário de estudo sobre a matriz energética atual, o modelo de desenvolvimento capitalista e a mineração, como também de planejamento das ações de enfrentamento a serem desenvolvidas.

O seminário será realizado no Centro Catequético da Paróquia Menino Deus – Itatira e terá início no dia 04, às 09h da manhã e se encerrará após o almoço do dia 06. Estão sendo convidados entidades e movimentos sociais interessados na questão e lideranças das comunidades do entorno da mina. Pedimos às entidades/pessoas que participarão de confirmar a presença pelo email ou telefones abaixo, a fim de que possamos providenciar alimentação e hospedagem. Pedimos, ainda, os tiverem tragam instrumentos musicais e comidas típicas para a partilha na noite cultural. Favor trazer rede, corda, lençol, toalha e agasalho, pois em maio o frio é mais intenso na Serra do Machado.

Seminário sobre Mineração – Programação

Atenciosamente,

Thiago Valentim Pinto Andrade – CPT CE
P/ Comissão Organizadora