Segunda Palestra do Simpósio da Misericórdia

MISERICÓRDIA NA REVELAÇÃO E NA FÉ CRISTÃ

Após a palestra do padre Luiz Sartorel que falou sobre a Abordagem bíblica da Misericórdia,  a segunda palestra é do padre Júnior  Aquino (Doutor em Teologia e assessor da CPT e Pastorais Sociais da Diocese de Limoeiro do Norte-CE) sobre Abordagem Sistemática  Social da Misericórdia. Padre Junior é da Diocese de Limoeiro do Norte. Ele tratou, na sua abordagem, da importância e do lugar da misericórdia na revelação e na fé cristã.Pe. Júnio Aquino

A misericórdia não se reduz a uma ação individual. Tem uma dimensão social importante. Concretiza-se pela justiça. O sacerdote ressalta o sentido da Misericórdia: Miséria e coração.  A união desses dois termos transforma-se em Misericórdia.  Indica um coração amoroso cheio de compaixão.

“Quando teu coração é tocado e atingido pela miséria dos outros, isso é misericórdia, O Papa Francisco diz que “dai o coração aos míseros, aos que têm necessidade, aos que sofrem “. Misericórdia é uma vida vivida a partir do serviço aos que sofrem. É a luta pela justiça social, em favor dos pobres, dos que mais necessitam.

A misericórdia, diz o padre Junior Aquino, constitui a essência cristã. É o caminho que une Deus e o homem, diz a bula papa O Rosto da Misericórdia. “Deus é misericordioso e nós devemos ser misericordiosos como o Pai”. No documento, o Sumo Pontífice fala que devemos nos esforçar para construir um mundo mais justo. Devemos ter um amor sem limites, compaixão sem limites e integral aos que sofrem.

Fala ainda do amor ao nosso habitat. Preservar o nosso meio ambiente diante da grande crise ecológico que vivemos. Devemos colaborar com os projetos existentes e assistir os irmãos que precisam, por exemplo, com relação a água , saber distribuir corretamente. Democratizar a água. É preciso  também, insistir na conversão do coração e transformação das estruturas da sociedade.

Padre Júnior Aquino encerrou dizendo que “esse simpósio nos ajude a compreender o que é ser cristão.”

Por Rita Célia Fahena – Pascom de Nazaré

Arte/foto:  Wendell Albuquerque – Pascom Pici

CONFIRA A PALESTRA NA ÍNTEGRA

Para aprofundamento do tema:

Francisco de Aquino Júnior. Pastoral Social: Dimensão Estrutural da caridade cristã. Brasília: CNBB, 2016

(pode ser encontrado nas Livrarias Paulinas)