Segunda Palestra do Simpósio da Misericórdia | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Segunda Palestra do Simpósio da Misericórdia

MISERICÓRDIA NA REVELAÇÃO E NA FÉ CRISTÃ

Após a palestra do padre Luiz Sartorel que falou sobre a Abordagem bíblica da Misericórdia,  a segunda palestra é do padre Júnior  Aquino (Doutor em Teologia e assessor da CPT e Pastorais Sociais da Diocese de Limoeiro do Norte-CE) sobre Abordagem Sistemática  Social da Misericórdia. Padre Junior é da Diocese de Limoeiro do Norte. Ele tratou, na sua abordagem, da importância e do lugar da misericórdia na revelação e na fé cristã.Pe. Júnio Aquino

A misericórdia não se reduz a uma ação individual. Tem uma dimensão social importante. Concretiza-se pela justiça. O sacerdote ressalta o sentido da Misericórdia: Miséria e coração.  A união desses dois termos transforma-se em Misericórdia.  Indica um coração amoroso cheio de compaixão.

“Quando teu coração é tocado e atingido pela miséria dos outros, isso é misericórdia, O Papa Francisco diz que “dai o coração aos míseros, aos que têm necessidade, aos que sofrem “. Misericórdia é uma vida vivida a partir do serviço aos que sofrem. É a luta pela justiça social, em favor dos pobres, dos que mais necessitam.

A misericórdia, diz o padre Junior Aquino, constitui a essência cristã. É o caminho que une Deus e o homem, diz a bula papa O Rosto da Misericórdia. “Deus é misericordioso e nós devemos ser misericordiosos como o Pai”. No documento, o Sumo Pontífice fala que devemos nos esforçar para construir um mundo mais justo. Devemos ter um amor sem limites, compaixão sem limites e integral aos que sofrem.

Fala ainda do amor ao nosso habitat. Preservar o nosso meio ambiente diante da grande crise ecológico que vivemos. Devemos colaborar com os projetos existentes e assistir os irmãos que precisam, por exemplo, com relação a água , saber distribuir corretamente. Democratizar a água. É preciso  também, insistir na conversão do coração e transformação das estruturas da sociedade.

Padre Júnior Aquino encerrou dizendo que “esse simpósio nos ajude a compreender o que é ser cristão.”

Por Rita Célia Fahena – Pascom de Nazaré

Arte/foto:  Wendell Albuquerque – Pascom Pici

 

CONFIRA A PALESTRA NA ÍNTEGRA

Para aprofundamento do tema:

Francisco de Aquino Júnior. Pastoral Social: Dimensão Estrutural da caridade cristã. Brasília: CNBB, 2016

(pode ser encontrado nas Livrarias Paulinas)

1 Comentário »

1 Comentário »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Pequeno manual “Domingo, Dia do Senhor e Semana Santa – oração em família em tempo de Epidemia”.

Oração e Bênção “Urbi et Orbi”

Pastoral da Comunicação lista dicas de filmes católicos disponíveis no YouTube

Papa Francisco suspende visitas ad limina dos bispos do Brasil que ocorreriam até outubro

Padre Geovane

Filhos da luz