Secretariado de Pastoral da Arquidiocese realiza maratona de encontros de articulação

Encontro com os novos vigários episcopais – Foto: Thiago Ribeiro

Desde o último sábado, dia 17, o Secretariado Arquidiocesano de Pastoral em Fortaleza tem promovido uma série de encontros e reuniões com o propósito de coordenar e articular as ações pastorais na Arquidiocese de Fortaleza.

Equipe do Sínodo – Foto Padre Watson Façanha

Neste processo, destaca-se o momento sinodal ocorrido no sábado, onde a Arquidiocese foi chamada a participar, conhecendo o Documento Relatório de Síntese [AQUI] da I Sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade, realizado em outubro passado em Roma. A “Questão fundamental: Como ser Igreja sinodal em missão?” foi apresentada, desafiando a comunidade a uma reflexão profunda. Contamos com a participação da Equipe Arquidiocesana do Sínodo e alguns agentes de pastoral, que generosamente contribuíram com suas perspectivas.

Na terça-feira, dia 20, foi realizado o primeiro encontro com os secretários e secretárias das nove Regiões Episcopais, focando na partilha das atividades programadas para 2024 e nos encaminhamentos do projeto de formação e articulação das equipes nas Regiões Episcopais, bem como nos Grupos de Trabalho dos Pilares nas paróquias e áreas pastorais. Este projeto visa formar mais de mil agentes de pastoral que atuam nos quatro Pilares da Evangelização.

Reunião com os secretários (as) das Regiões episcopais – Foto: Pe. Watson Façanha

No dia 21, a reunião com os coordenadores das Comissões Arquidiocesanas dos Pilares abordou o aprofundamento dos fundamentos dos Pilares e a acompanhamento, compartilhamento e avaliação de atividades tanto a nível regional quanto paroquial ou em áreas pastorais. Dom Júlio Cesar, bispo auxiliar da Arquidiocese, enriqueceu a reunião com suas orientações.

Vigários Episcopais – Foto Thiago Ribeiro

Na quinta-feira, dia 22, celebramos o encontro com os nove novos Vigários Episcopais nomeados para um período de dois anos. Dom Júlio César ofereceu uma reflexão profunda sobre a missão do Vigário Episcopal, e Padre Watson, coordenador Arquidiocesano de Pastoral, compartilhou as ações necessárias para alcançarmos a unidade pastoral nas Regiões Episcopais, a partir do Regimento das Regiões Episcopais. Projetos e atividades pastorais já planejadas também foram discutidos.

A participação ativa nestas reuniões reflete a prontidão da comunidade em aceitar o convite para reconhecer, com renovada consciência, a dimensão sinodal da Igreja. Através desses momentos de reflexão e diálogo, fortalecemos os laços que nos unem como comunidade de fé, buscando incessantemente responder à indagação central sobre como ser uma Igreja sinodal em missão. A continuidade desse engajamento reforça nosso compromisso em seguir adiante, guiados pela busca constante da sinodalidade em nossa jornada de fé e missão.

Texto: João Augusto Stascxak