São João Bosco

No dia 31 de janeiro de 2018 a Igreja católica celebra a festa de São João Bosco. João Bosco ou Dom Bosco como é popularmente conhecido, nasceu em Castelnuovo d’Asti, no norte da Itália em1815. Órfão de pai aos dois anos recebeu uma esmeralda educação humana e cristã de sua mãe Margarida. De família camponesa teve infância pobre e difícil, trabalhando duro para se mantiver nos estudos. Era considerado líder nato por todos. Entrou no seminário aos 20 anos, graças a caridade de pessoas que o conhece. Fui ordenado sacerdote em 1841 em Turim, Itália, e logo se entregou plenamente à educação dos jovens.

Fundou o primeiro oratório para jovens, que transferiu mais tarde para Valdoco (1846). Fundou escolas tipográficas, revistas e editoras para difundir a empresa católica, e também foi crescendo sua obra com oficinas de artesanato e profissionais, com escolas de artes e ofícios para jovens e filhos de operários. Assegurou a continuidade de sua obra com a fundação da Congregação dos salesianos, em honra de São Francisco de Sales, obra que foi aprovado pela Igreja em 1889. Fundou também como complemento de sua obra com Santa Maria Mazzarello, as Filhas de Maria Auxiliadora (as salesianas). Ambas as congregações dedicam-se à formação da juventude, a exemplo dele, que sempre teve uma grande paixão pelos jovens, sobretudo os jovens pobres e abandonados. Seu sistema educacional foi “baseado na razão, na religião e na afabilidade”.  Sua arma formativa foi o método preventivo, segundo o conhecido ditado: “Vale mais prevenir que remediar”. O segredo de sua pessoa estava na alegria e no otimismo que irradiava.

Dom Bosco foi também um escritor, promovendo a boa imprensa com a publicação das leituras católicas, em fascículos mensais e fundando a Biblioteca da Juventude Católica Italiana. Ao falecer em Turim, no dia 31 de janeiro de 1888, sua instituição contava com 64 casas de religiosas em diversas nações e mais de mil padres salesianos. Foi canonizado por Pio Xl em 1934, João Bosco foi proclamado modelo acabado para sacerdotes  e educadores. Ele sempre dizia: “Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas”.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald,
Redentorista