Santuário promoverá festa a Nossa Senhora dos Anjos, em Canindé

A Paróquia-Santuário de Canindé (CE) e a Fraternidade Franciscana estarão em festa no período de 30 de julho a 2 de agosto de 2018, em honra a Nossa Senhora dos Anjos, onde celebra-se o Perdão de Assis. Neste ano terá como tema: “construir a paz com a força do perdão”! O lema é uma frase de São Francisco, que reporta a um de seus momentos de oração: “Irmãos meus, quero mandar-vos todos ao paraíso”. A partir dessa festividade estará aberto o ciclo de romaria 2018 no Santuário de São Francisco das Chagas, que encerrará em 3 de fevereiro, dia do romeiro, em Canindé.

Origem da festa

Em uma noite do ano de 1226, São Francisco estava rezando na Capelinha da Porciúncula, nas redondezas de Assis, num profundo silêncio e contemplação quando de repente o recinto se encheu de uma luz radiante.

Francisco viu sobre o altar o Cristo e à sua direita, Maria de Nazaré, envoltos de uma multidão de anjos. Perguntarem-lhe imediatamente o que desejava para a salvação das almas. Ele intrepidamente respondeu: “Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero pecador, te peço, que, a todos quantos arrependidos e confessados, virão a visitar esta igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas”.

O Senhor lhe disse: “Ó Francisco, aquilo que pedes é grande, de coisas maiores és digno e coisas maiores tereis: acolho portanto o teu pedido, mas com o a condição de que tu peças esta indulgência, da parte minha, ao meu vigário na terra (Papa)”.

Capelinha da Porciúncula /  Foto do site dos frades Capuchinhos da Colômbia

Logo o piedoso santo dirigiu-se ao Papa Honório III, que prontamente acatou o pedido e perguntou: “Por quantos anos queres esta indulgência”? Francisco, seguramente exclamou: “Pai santo não peço por anos, mas por almas”!

E contente, foi à porta, mas o Pontífice chamou-o novamente: “Como não queres nenhum documento”? E o Pobrezinho de Assis falou: “Santo Pai, de Deus, Ele cuidará de manifestar a obra sua; eu não tenho necessidade de algum documento. Esta carta deve ser a Santíssima Virgem Maria, Cristo e escrivão e os Anjos as testemunhas”.

Dias depois com os bispos da Úmbria e o povo de Deus presentes na Porciúncula, Francisco anunciou a indulgência plenária e entre lágrimas pronunciou: “Irmãos meus, quero mandar-vos todos ao paraíso”! Desde então, no dia 2 de agosto, os fiéis que se confessam, vão à missa, visitam uma Igreja, pedem perdão de seus pecados e rezam pelo papa, são perdoados por Deus. Logo, o perdão de Assis é a festa da misericórdia, do amor e da graça do Senhor!

Veja a programação:

30/7 a 1º/08 – Basílica e Quadra da Gruta

17h – Vésperas e Reflexão

18h – Eucaristia

2/8 – Basílica e Quadra da Gruta

17h30min – Vésperas

18h – Terço

19h – Santa Missa transmitida pela Rede Vida de Televisão

Acompanhe as notícias e transmissões pela rádio  AM São Francisco, facebook e site da Paróquia. Maiores informações, na secretaria paroquial, pelo  telefone: (85) 3343-0017.