Santuário de Canindé divulga programação do natal FelizCidade Franciscana

Com o tempo do Advento o Santuário de São Francisco das Chagas se torna um espaço propício de preparação para o Natal do Senhor. O carisma franciscano presente em cada espaço sagrado, é um convite para assim como o Padroeiro, nutrir uma devoção ao mistério da encarnação de Jesus, contemplando e se deixando transforma pela humildade e pobreza do Filho de Deus.

Na expectativa da chegada do Natal, o Santuário de Canindé lançou neste domingo (4), durante a Missa das 9h, uma programação que envolve momentos de orações, culturais e sociais na busca de promover na cidade uma sensibilização e preparação para a grande festa do nascimento de Jesus, na perspectiva da espiritualidade franciscana. Há oito anos o projeto “Natal FelizCidade Franciscana” anima a programação natalina no Santuário.

A abertura da programação natalina, aconteceu no dia votivo a São Francisco das Chagas, que acontece todos os dias quatro de cada mês. Como de costume, a réplica do Painel foi acolhida na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, favorecendo um olhar franciscano sobre este tempo natalino.

Frei Gilmar Nascimento, a partir da liturgia da palavra do segundo domingo do Advento apontou o que era anunciado e vivido por João Batista e que se torna urgente também para o nosso tempo: a mudança de vida e a humildade. “Essa também deve ser nossa missão, nunca ao pregar fazer com que as pessoas sejam atraídas para nós, mas sim levadas e voltadas para Deus. Nós somos servidores como São Francisco que buscava viver na simplicidade e que tinha como único Senhor, Jesus Cristo” lembrou o celebrante.

Ao final da celebração o reitor do Santuário convidou a todos a participarem da Programação no Santuário neste período do Advento, destacando algumas atividades presentes no roteiro e convidando ainda para os devotos permitam que a Sabedoria do Evangelho em Jesus nasça no coração de todos. Seguindo uma tradição da Igreja, Frei Gilmar chamou as crianças para que junto ao Presépio montado na quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, pudessem dar a benção a este sinal visível do que celebramos no Natal. No espaço, ornamentado por imagens, elementos da natureza e outros símbolos, atraem as fotografias dos devotos e ainda convida para a contemplação e oração.

Acompanhe abaixo a programação na íntegra:

Texto e Fotos: Roberto Alves