Santuário de Adoração de Fortaleza realiza Romaria Eucarística pela beatificação de Rosita Paiva

Em 1938, o Ceará, que era chamado de “Terra do Sol, Terra da Luz”, recebeu um novo título, o de “Terra do Sol da Eucaristia e Terra da Adoração Perpétua”. Neste mesmo ano, a “senhorinha” Rosita Paiva, então com 29 anos, foi escolhida como “secretária geral” da Obra da Adoração Perpétua, instalada na Igrejinha São Benedito. A Obra foi fundada com a chegada dos primeiros religiosos Sacramentinos, que vieram ao Ceará a convite do Monsenhor Luís Carvalho, então pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza. Rosita Paiva logo ficou conhecida como “uma das incansáveis pioneiras do Apostolado Eucarístico” na época.

Entre a inspiração inicial de fundação do Instituto Josefino, pelo Monsenhor Luís Carvalho, e a concretização deste sonho, Rosita Paiva dedicou-se, incansavelmente, ao Apostolado Eucarístico na capital cearense, vindo a ser um dos pilares da recente inaugurada Obra da Adoração Perpétua no estado do Ceará.

Durante toda a sua vida, Rosita Paiva demonstrou um grande entusiasmo e amor pela Eucaristia, transmitindo a todas as suas filhas do Instituto que a Eucaristia seria o centro de sua vida e de sua missão. Todos os dias – contam algumas irmãs que conviveram com ela – pelas 18h, Rosita Paiva, onde estivesse, fazia uma visita espiritual ao sacrário de alguma das casas do seu Instituto e repetia sempre a jaculatória “Graças e louvores se deem a todo momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento”.

Hoje, 86 anos depois, remontamos este ardor eucarístico de Rosita Paiva e queremos mostrar a toda a nossa arquidiocese o exemplo desta filha singular e eucarística, por meio da Romaria Eucarística pela sua beatificação. Assim, convidamos todos para formarem suas caravanas nas paróquias, comunidades, capelas e instituições de nossa Arquidiocese de Fortaleza e a se fazerem presentes no próximo dia 26 de maio, a partir das 8h, no Santuário Arquidiocesano de Adoração – Igreja São Benedito (Av. Imperador, 1165 – Centro – Fortaleza/CE).

Como gesto concreto de Eucaristia na dimensão social, a exemplo de Rosita Paiva que chamava os pobres de “meu Cristo partido”, pedimos a doação de alimentos não perecíveis para as Obras Sociais do Santuário.

A programação terá início com a celebração Eucarística, presidida pelo Exmo. Revmo. Dom Jorge Alves Bezerra, sss, bispo diocesano de Paracatu-MG, o qual também será o pregador durante a Semana Eucarística, que acontecerá de 23 a 30 de maio.

PROGRAMAÇÃO DA ROMARIA EUCARÍSTICA:

8h – Eucaristia – Dom Jorge Alves Bezerra, sss (bispo diocesano de ParacatuMG)

9h – Acolhida às caravanas e louvor

9h20 – Hora Santa e bênção solene do Ssmo. Sacramento – Pe. Francisco Júnior, sss (reitor e pároco)

10h20 – Intervalo (visita à exposição Rosita Paiva e lanche)

10h50 – “A vocação eucarística da Serva de Deus Rosita Paiva’ – Ir. Marly Carvalho, IJ (vice-postuladora)

11h20 – Testemunhos – Ir Josineide Alves, IJ (superiora geral do Instituto Josefino)

11h50 – Apresentação cultural da escola Josefina Mater Amabilis

12h – Bênção da água e objetos de devoção – encerramento

Baixe o card de divulgação:

Texto: Santuário de Adoração Eucarístico/Paróquia São Benedito

2 respostas

1. Este evento é por demais significativo para a nossa vida de fé, afinal trata-se da beatificação de uma santa que viveu entre nós, Rosita Paiva. Venha pedir a sua graça.

2. Nos primeiros anos da década de 60, como adolescente, eu estudava no Ginásio Monsenhor Luis Rocha, na Rua J da Penha – Aldeota – e nossa querida Diretora Geral era a Irmã Rosita Paiva. Fiquei muito surpresa em tomar conhecimento de sua beatificação. Imaginar-me ter convivido com uma Santa! Hoje estou a agradecer a Deus por esta grande graça de poder rezar pela sua Beatificação. Muitas Bênção de Deus e São José. AMÉM!!!!