São Roberto Belarmino
São Roberto Belarmino foi bispo e é doutor da Igreja. Era jesuíta e foi professor de São Luís Gonzaga no Colégio Romano, hoje conhecido como Universidade Gregoriana.
Apesar da vasta erudição (era doutor em Teologia, foi nomeado teólogo oficial da Igreja, conselheiro de papas e diretor da Biblioteca do Vaticano), São Roberto Belarmino era conhecido muito mais por sua caridade e seu exemplo de vida simples. Viveu de 1542 a 1621.
Santa Hildegarda de Bingen
Hoje é dia de Santa Hildegarda de Bingen (leia-se “bínguen”), mística alemã e abadessa beneditina. Era também médica, poetisa, musicista e profetisa.
Foi a última mulher a receber o título de Doutora da Igreja (título outorgado há poucos anos, mais precisamente em 2012). Ela viveu de 1098 a 1179.
Santo Emanuel Trieu
Hoje é dia de um mártir vietnamita, Santo Emanuel Trieu. Ele foi sacerdote vietnamita das Missões Estrangeiras e sofreu o martírio por decapitação na cidade de Pong-King. Viveu de 1756 a 1798.
Santa Ariadne
Santa Ariadne era uma escrava na Frígia, onde sofreu o martírio no ano de 130.
São Pedro de Arbués
São Pedro de Arbués (leia-se “arbuês”) era cônego regular da Ordem de Santo Agostinho. Por ser um juiz íntegro, São Pedro de Arbués foi assassinado. Viveu de 1442 a 1485.
Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo