
Santa Bernadete Soubirous
Santa Bernadete Soubirous era religiosa do Instituto das Irmãs de Caridade de Nevers. Aos catorze anos, em Lourdes, recebeu as aparições de Nossa Senhora, que se apresentou como a Imaculada Conceição.
Após as visões, ingressou na vida religiosa, onde serviu como enfermeira e sacristã, enfrentando sofrimentos físicos e morais, inclusive longos anos acamada. Viveu de 1844 a 1879.
São Benedito José Labre
São Benedito José Labre foi um jovem peregrino francês, nascido em uma família numerosa com catorze irmãos. Desde cedo sentia vocação para a vida contemplativa. Tentou ingressar entre os trapistas e cartuxos, mas não foi aceito; passou ainda pelos beneditinos, permanecendo pouco tempo.
Aos vinte e dois anos, decidiu fazer da estrada o seu convento, vivendo como peregrino, levando consigo apenas o Evangelho, a “Imitação de Cristo” e um livro de orações. Costumava dizer que todos somos peregrinos nesta terra. Foi chamado por alguns de “o cigano de Cristo” e por outros de “o vagabundo de Deus”. Viveu de 1748 a 1783.
São Caio, São Clemêncio e Santa Engrácia
São Caio, São Clemêncio e Santa Engrácia, juntamente com outros quinze companheiros, formam o grupo dos dezoito mártires de Saragoça, na Espanha, mortos durante o império de Diocleciano. Sofreram o martírio no ano de 304.
São Frutuoso
São Frutuoso era filho de um oficial militar visigodo. Após sua conversão, tornou-se monge, fundou um mosteiro na Espanha, foi bispo e, posteriormente, arcebispo de Saragoça. Faleceu no ano de 665.
São Lamberto
São Lamberto era um cristão que foi morto por seu patrão muçulmano, na cidade de Saragoça, por causa de sua fé. Sofreu o martírio no ano 900.
Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo.