Santos do Dia (1°/08): Santo Afonso de Ligório, Mártires Macabeus e Santo Etelvoldo

santos 01 08 1 em Santos do Dia (1°/08): Santo Afonso de Ligório, Mártires Macabeus e Santo Etelvoldo

Santo Afonso de Ligório

Santo Afonso viveu de 1696 a 1787. É autor de várias obras-primas, entre elas: Compêndio de Teologia Moral, As Glórias de Maria e Prática do Amor a Jesus Cristo. Fundador dos Redentoristas.

Aos dezesseis anos, já era doutor em Direito Civil e Canônico. Foi advogado durante oito anos. Ao sofrer uma decepção na carreira jurídica, decidiu abandonar tudo e, dois anos depois, já era sacerdote.

Alguns anos mais tarde, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, mais conhecida como Congregação dos Redentoristas, cujo carisma é evangelizar e educar os mais pobres. Apesar de ser de origem nobre, Santo Afonso vivia no meio das pessoas mais humildes. Morreu nonagenário.

Mártires Macabeus

Uma mulher e seus sete filhos sofreram o martírio por não renunciarem à Lei de Moisés nem sacrificarem aos deuses pagãos. Além deles, houve mais um mártir nesse episódio: o ancião nonagenário Santo Eleazar. O relato desse martírio encontra-se no sétimo capítulo do Segundo Livro dos Macabeus.

Santo Etelvoldo

Hoje é dia também de Santo Etelvoldo, bispo beneditino, considerado o pai do monaquismo na Inglaterra, onde foi bispo. Santo Etelvoldo viveu entre os anos de 912 e 984.

Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais