Santos do Dia (08/09): Natividade de Nossa Senhora, Santo Adriano da Nicomédia e outros

santos 08 09 em Santos do Dia (08/09): Natividade de Nossa Senhora, Santo Adriano da Nicomédia e outros

Natividade de Nossa Senhora

Hoje comemoramos a Natividade de Nossa Senhora. Em outras palavras, hoje é dia do aniversário de nascimento da Mãe de Deus. Nossa Senhora foi gerada como todo ser humano: da união entre um homem e uma mulher.

A diferença se encontra na herança de Adão que todos nós temos e na ausência dessa herança em Nossa Senhora: a herança do pecado original. Então, quer dizer que Nossa Senhora foi predestinada a ser a Mãe de Deus?

Sim, desde sua concepção, Nossa Senhora foi escolhida por Deus para ser a Mãe de Seu Filho enquanto Homem. E onde fica o livre-arbítrio? O livre-arbítrio se encontra no momento em que Deus escolheu para a geração da humanidade de Seu Filho: Deus esperou que Nossa Senhora desse o seu “sim” a Ele. E foi o que aconteceu.

Esse é um dos mistérios mais profundos e mais belos para a nossa meditação: um Deus que, mesmo predestinando uma pessoa, espera pela resposta dessa mesma pessoa para poder entrar no mundo feito homem. É o mistério da liberdade que Deus possui e que Ele também deu ao ser humano.

Quando o anjo Gabriel saúda Nossa Senhora, chama-a de “Cheia de graça”. Significa que Nossa Senhora possui o Espírito Santo de forma completa, o doador de todas as graças. Todos os dons divinos se encontram em Maria, a “serva do Senhor”, a mais humilde de todas as criaturas.

Num relato de exorcismo, narrado num livro do padre Gabriel Amorth, ele conta que o exorcista pressionou o demônio para revelar o motivo do profundo medo que o diabo tem de Nossa Senhora. O inimigo do gênero humano respondeu que Ela (= Nossa Senhora) tem três qualidades que nenhuma outra criatura tem: é a mais humilde, a mais pura e a mais obediente de todas as criaturas. Em outras palavras, Nossa Senhora é a mais perfeita, a mais bela e a mais sábia de todos os seres saídos das mãos de Deus.

Santo Adriano da Nicomédia

Hoje é dia também de Santo Adriano da Nicomédia. Santo Adriano foi martirizado porque socorreu os cristãos que eram aprisionados. Seu martírio se deu no ano de 304.

Santo Ina e Santa Etelburga

Hoje também são comemorados Santo Ina e Santa Etelburga. Eles eram reis de Wessex, na Inglaterra, e morreram ambos no ano de 727.

São Sérgio

Hoje é dia de São Sérgio, papa, falecido no ano de 701. São Sérgio destacou-se pelo grande zelo missionário, principalmente prestando ajuda aos monges ingleses que levaram o Evangelho até a Alemanha, especialmente São Vilibrordo.

Pesquisa: Professor Antônio Brandão Macêdo.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais