Santo André, Apóstolo e Mártir | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Santo André, Apóstolo e Mártir

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista

No dia 30 d novembro de 2019 a Igreja Católica celebra a Festa de Santo André, Apóstolo e Mártir. André era irmão de Simão Pedro, príncipe dos apóstolos. Foi pescador como seu irmão e seu pai, Jonas de Betsaida. Natural de Cafarnaum, no lago de Tiberíades. É interessante notar da preferência de Jesus pelas profissões dos doze apóstolos; a maioria, como Simão Pedro e André foram pescadores, Tiago Menor e seu irmão Judas Tadeu foram agricultores; Mateus foi um comerciante ou homem de negócios. Na lista dos apóstolos que temos no Evangelho, encontramos André ocupando o segundo lugar depois de Pedro (cf. Mateus e Lucas).

Quando São João Batista indicou-lhes Jesus, André foi o primeiro a segui-lo. André é mencionado várias vezes no Evangelho. Na multiplicação dos pães foi André que apresentou o menino com os pães e peixes. Foi ele também que apresentou os forasteiros vindos a Jerusalém para serem apresentados a Jesus, e quando “com sua pergunto provocou a predição por Jesus da destruição de Jerusalém”.

Não temos certeza absoluta onde ele pregou, mas a tradição menciona a Grécia, Cítia, Trácia, e Epiro. A tradição também supõe que foi crucificado em Patras no ano 60. Suas relíquias foram levadas para Constantinopla em 357. Com a queda de Constantinopla em 1204 suas relíquias foram traduzidas para Amalfi na Itália em 1208. Sua cabeça foi transladada para Roma em 1462. Num gesto ecumênico bonito o papa Paulo VI em 1964 devolveu suas relíquias para Patras. Seu culto é muito difundido no Oriente como no Ocidente. André é o patrono em Inglaterra e na Escócia.

Brendan Coleman – Redentorista.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

As paróquias da Aerolândia e da Bela Vista vivenciam visitas pastorais neste final de semana

Natal da Paz da Comunidade Católica Shalom terá música, teatro e exposição de presépios na Praça Luiza Távora

Rede Cearense realiza a 17ª edição do Feirão de Socioeconomia Solidária

CNBB emite nota sobre o desrespeito à fé cristã

11ª Festa da Vida celebra iniciativas de promoção humana na Arquidiocese de Fortaleza