Santo André, Apóstolo e Mártir | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Santo André, Apóstolo e Mártir

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista

No dia 30 d novembro de 2019 a Igreja Católica celebra a Festa de Santo André, Apóstolo e Mártir. André era irmão de Simão Pedro, príncipe dos apóstolos. Foi pescador como seu irmão e seu pai, Jonas de Betsaida. Natural de Cafarnaum, no lago de Tiberíades. É interessante notar da preferência de Jesus pelas profissões dos doze apóstolos; a maioria, como Simão Pedro e André foram pescadores, Tiago Menor e seu irmão Judas Tadeu foram agricultores; Mateus foi um comerciante ou homem de negócios. Na lista dos apóstolos que temos no Evangelho, encontramos André ocupando o segundo lugar depois de Pedro (cf. Mateus e Lucas).

Quando São João Batista indicou-lhes Jesus, André foi o primeiro a segui-lo. André é mencionado várias vezes no Evangelho. Na multiplicação dos pães foi André que apresentou o menino com os pães e peixes. Foi ele também que apresentou os forasteiros vindos a Jerusalém para serem apresentados a Jesus, e quando “com sua pergunto provocou a predição por Jesus da destruição de Jerusalém”.

Não temos certeza absoluta onde ele pregou, mas a tradição menciona a Grécia, Cítia, Trácia, e Epiro. A tradição também supõe que foi crucificado em Patras no ano 60. Suas relíquias foram levadas para Constantinopla em 357. Com a queda de Constantinopla em 1204 suas relíquias foram traduzidas para Amalfi na Itália em 1208. Sua cabeça foi transladada para Roma em 1462. Num gesto ecumênico bonito o papa Paulo VI em 1964 devolveu suas relíquias para Patras. Seu culto é muito difundido no Oriente como no Ocidente. André é o patrono em Inglaterra e na Escócia.

Brendan Coleman – Redentorista.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Primeira Semana Catequética na Região Episcopal Bom Jesus dos Aflitos

Amanhã, sábado, 15 de agosto, Igreja no país se une em “Dia de Oração pela Vida e pelo Brasil”

Workshop para a Pastoral do dízimo on-line

Ciclo de formação e estudo a partir da Campanha da Fraternidade 2020

Organização divulga programação oficial da Caminhada com Maria 2020. Coroação da imagem será feita neste ano pelo próprio arcebispo